16 de jul de 2012

Resenha: A Dança dos Dragões - George R. R. Martin


Título: A Dança dos Dragões
Original: A Dance with Dragons
Série: As Crônicas de Gelo e Fogo/A Song of Ice and Fire #55
Autor: George R. R. Martin
Páginas: 862
Editora: LeYa (junho de 2012)

Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é bastante mais fácil conquistar uma cidade do que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?

ATENÇÃO! Este texto contém vários spoilers dos quatro livros anteriores e também contém spoilers deste livro. Leia por sua própria conta e risco.

Depois de tanto esperar o lançamento desse livro, eis que chega o bendito em minha casa. Não aguentei de curiosidade e já comecei a ler na hora , mesmo sabendo que teria uma prova no dia seguinte. Enfim, vamos ao que interessa:


Jon Snow está no comando da Patrulha da Noite e terá que se desdobrar em dois para lidar com as artimanhas de Stannis Baratheon. Enquanto isso, nas terras além da Muralha, Bran encontra o "corvo de três olhos" pelo qual procurava e recebe a seguinte mensagem: "Você nunca voltará a andar, Bran. Mas você voará...". Já de Rickon não há nenhuma notícia. Teremos que aguardar o próximo livro para descobrir.

Após conquistar Meeren, Daenerys resolve ficar na cidade e aguardar um pouco para seguir em direção a Westeros. No entanto, os perigos parecem estar mais próximos do que ela esperava...


No outro lado do mundo, após fugir de Porto Real, Tyrion encontra-se em Pentos, na mansão de Ilyrio Mopatis. O anão fará parte de um estratagema criado por Varys, onde acompanhará Griff em uma jornada a Meeren para levar seu suposto filho Jovem Griff (o qual futuramente é descoberto como sendo Aegon Targaryen, o sobrinho de Daenerys que supostamente havia morrido no saque a Porto Real) até a Rainha-Dragão. Descobre-se também que Griff era o grande amigo do Príncipe Rhaegar, Lorde Jon Connington.

"Griff olhou para ele, franzindo a testa.
- Eu lhe dei um aviso, Lannister. Guarde sua língua ou vai perdê-la. Reinos estão em perigo aqui. Nossa vida, nosso nome, nossa honra. Isto não é um jogo que estamos jogando para seu divertimento.
Claro que é, pensou Tyrion. O jogo dos tronos."

E muitas outras histórias aguardam vocês nesse excelente livro. Mas um livro desse tamanho não cansa, Vagner? DE JEITO NENHUM! A leitura não é maçante, mesmo o livro tendo mais de 800 páginas, e o desenrolar da história te deixa preso à leitura e com cada vez mais vontade de saber mais.

O último capítulo do Jon Snow é fora de série. Muito eletrizante e fechando a participação dele nesse livro em grande estilo. Já o epílogo é um capítulo digno para terminar "A Dança dos Dragões". Não vou encher vocês de spoilers nessa resenha para não perder a graça, mas preparem-se para muitas surpresas...

"- Bom - disse o príncipe -, bom. - Hesitou. - Se... se certas coisas vierem a acontecer, enviarei notícias para cada uma de vocês. As coisas podem mudar rapidamente no jogo dos tronos."

Pontos fortes: praticamente TUDO. Um dos melhores livros que eu já li!
Pontos fracos: os erros de ortografia! Alguns são gritantes. São muitos para um livro desse porte e importância. Confesso que fiquei um pouco decepcionado com a equipe de revisão. Poderiam ter feito um trabalho muito melhor...

Avaliação:

Mesmo com esses erros de ortografia, o livro é uma ótima pedida para todos os fãs de literatura fantástica e das Crônicas de Gelo e Fogo. Agora é só esperar (no mínimo) 5 anos para o lançamento de "Os Ventos do Inverno".

Já leram? Gostaram da resenha? Não esqueçam de deixar a sua humilde opinião aqui nos comentários. Sua participação é muito importante!

Uma boa noite a todos.

54 comentários:

  1. Já está com o livro corrigido? Teve aquele probleminha que estava faltando o capítulo, conseguiu ler o livro completinho? Assim que terminar O Festim de Corvos vou comprá-lo e encaixar na minha lista de leitura hahaha
    Adorei a resenha e mesmo não tendo livro já concordo que é maravilhoso. Adoro essa série, cheguei a assistir também na HBO, mas vou parar...eles tão fugindo bastante do livro =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o livro sem o capítulo 26, Thaís. A entrega vai ser feita somente em Agosto. A série é muito boa, mesmo que fuja um pouco dos livros. É impossível ser 100% fiel, mas vale a pena assistir!

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Só de ler o título desse post me faz nem me atrever a ler a sinopse, haha. Estou na metade do primeiro livro e quero que tudo seja novidade para mim (mesmo que haja spoilers pra todo canto). Beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando terminar de ler dá uma passada aqui nesse post, Marina.
      O livro é muito bom. Quanto mais você, lê menos você quer que termine.

      Beijos

      Excluir
  3. O mais legal foi o drama existencial do Tyrion: "Pra onde as putas vão?".
    Cara, sério, eu costumo ler bastante, e com certeza essa série é de longe os melhores livros que já li na vida.
    O cara é tão foda que ele consegue entrar na nossa mente de um jeito que parece que estamos vivenciando as cenas junto com os personagens. O que foi aquilo com a Cersei no final?! Nossa, tenso. Eu quase podia ver a Daenerys com aquela roupa que deixava um dos seios a mostra. Nossa, mais tenso ainda. Hahahaha. Claro que um puco de mente poluida ajuda tambem, né. KKKKKKK.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Adriano. Tyrion é um dos melhores personagens, sem sombra de dúvida.
      E a Cersei tinha que pagar um pouco pelo que ela fez, certo?
      Daenerys sempre tem que ficar quase nua uma hora ou outra. O George Martin deve gostar muito daquela atriz! aehueahuehauhea

      Abração.

      Excluir
    2. Não é só ele que gosta dela. Hehe.

      Excluir
    3. Dany tem vários admiradores. AEHUHAEUHAEUHEA

      Excluir
  4. O que eu acho mais intrigante na saga toda, é que os livros são muito extensos, mas conseguem manter um ritmo excelente. Não são repetitivos, possuem muita ação, intrigas e dramas. Pena que teremos que esperar tanto tempo pra ler a continuação...

    Abraços

    Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos diferenciais da saga, Deise! Vejo muita gente com preguiça de ler os livros do Martin porque todos são muito grandes. Eles não sabem o que estão perdendo...

      Abraços

      Excluir
  5. Estou lendo esse livro atualmente, Vagner, e sinto o mesmo que você!
    Nunca gostei muito de livros medievais, não é uma época que me fascina, mas as Cronicas de Gelo e Fogo me fizeram mudar totalmente de opinião.
    Realmente, o livro só decepciona quando você se dá conta o tempo que vai demorar para o próximo volume ser lançado. Mas pra tudo que é bom, há um preço kkkk
    E as pessoas não devem ter preguiça. Eu tinha, e só comecei a ler porque meu pai simplesmente apareceu com a série em casa me pressionado a lê-la kk Mas é super tranquila, não é uma leitura chata, então você termina o livro em uma semana
    Adorei a resenha!

    Beijos, Lê ^^
    http://palaciodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você mudou a sua opinião a respeito de livros medievais, Letícia! Eu sou fanático por essa época da nossa história e todo livro que tenha um castelo e alguns cavaleiros eu preciso ler. hueahueahueha
      Muita gente não lê As Crônicas de Gelo e Fogo porque os livros são grandes, mas elas não sabem o que estão perdendo, pois a história te envolve totalmente e é muito difícil parar de ler!
      Obrigado pelos elogios!!

      Beijos.

      Excluir
  6. Essa saga parece ser muuuuuito boa! todos comentam sobre ela, tenho muita curiosidade, mas nunca consegui comprá-la, pretendo um dia pelo menos pegá-la emprestada com algum amigo. Parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, essa série é ótima! Para mim, é a melhor de todos os tempos! Aproveita as promoções que o Submarino faz e compra lá. Você consegue os 5 primeiros livros por 99,90 dependendo da promoção.

      Obrigado por participar!

      Excluir
  7. Olá Vagner

    Estava ansioso pelo lançamento desse livro e pelo que li aqui, está fantástico. Valeu por compartilhar essas informações e seus pontos de vista.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, Rodrigo! Vale a pena ler cada página.

      Abração!

      Excluir
  8. Adorei a resenha! Parece ser bem cativante mesmo, não só o livro como toda a serie.
    Agora uma coisa é seria! No minimo 5 anos!! Eu morria!
    Kkkk'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é sensacional, Gabriel. Vale a pena ser lida por todo mundo. 5 anos é um prazo para matar cardíaco mesmo... AHEUHEAUHAUAEH

      Abraços.

      Excluir
  9. Não li a resenha, porque ainda estou no primeiro livro, mas estou amando essa série! O George R. R. Martin é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está gostando da série, Vívian. O Martin nos deixa literalmente viciados cada vez mais a cada página virada.

      Excluir
  10. Como eu disse ta tensoo..... Não consegui ir pro segundo livro da série. RR escreve divinamente, mas é muito grande o bendito livro e não é muito meu forte esse estilo. Mas em alguma oportunidade vou ler. Nem vou ler a resenha por causa dos spoilers.

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    http://tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não sabe o que tá perdendo, tchê! O livro é grande, mas não é um bicho de sete cabeças. Pega logo para ler que tu não vai se arrepender.

      Abração!

      Excluir
  11. Olá
    Eu ainda não li nenhum livro dessa série, mas dizem que vale a pena ler, eu acompanho a série na HBO e confesso que nessa última temporada eu fiquei um pouco confusa pq são tantos nomes de famílias que eu acabo me enrolando e é por isso que eu ainda estou relutante em ler os livros, tenho medo de começar a ler e me enrolar a ponto de não entender.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liziane. É bem comum você se perder um pouco nesse mundo gigante das Crônicas de Gelo e Fogo. Eu lhe recomendo comprar o 1º livro, A Guerra dos Tronos, que no final há um glossário com todas as casas e seus membros, ficando muito mais fácil saber quem é quem. Pode ler sem medo!

      Beijos.

      Excluir
  12. Preciso completar minha coleção. Tenho o box dos três primeiros. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leitura obrigatória, Teógenes. Completa logo essa coleção! UAEHAUEHUAHEUHAE

      Excluir
  13. COMO ASSIM O BRAN FOI PRA ALÉM DA MURALHA?! OMG! Meus olhos doem com o spoiler!

    Aaaah me desculpa, não quis ler sua resenha! Não que seja ruim, mas logo a sinopse me fez querer fechar os olhos! Não quero perder a surpresa da história :(
    Quando eu terminar o 2º livro, dps o 3º e o 4º, prometo que lerei.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafaela, desculpa pelos spoilers. Eu coloco a sinopse em todas as resenhas que eu faço, por isso fica difícil não ter algum spoiler em séries. Passa por aqui depois que ler os livros. Prometo que você vai gostar!

      Beijos.

      Excluir
  14. As livros são magníficos, gosto do estilo do Martin escrever e ainda mais o fato dos livros serem enormes kkkk ai sim sinto que vale a pena gastar meus pila nos livros xD é como só falta esse pra ler e ter na coleção quem sabe eu não tiro a sorte e ganho aqui né^^ Sua resenha esta maravilhosa me deixou super curiosa em saber como o Snow irá se sair no comando da patrulha, torço muito por ele, junto com o ''Duende" ^^

    @lorienlilith
    Face: http://www.facebook.com/loriensephy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto maior o livro, maior a vontade de ler, Lorien! HAUAEHUHEAUHAEUHAUE
      O estilo do Martin é mesmo único, não dá para negar. Os capítulos do Snow e do Tyrion prometem muito!

      Beijos e obrigado pela sua participação na promoção!

      Excluir
  15. Não li o que você escreveu, pois ainda pretendo ler o livro e não quero estar sujeita a spoilers, mas tenho certeza que há coisas maravilhosas portanto assim que terminar de lê-lo verei sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem várias coisas maravilhosas neste livro, Valessa. Vou aguardar a sua leitura e espero te ver aqui novamente!

      Beijos.

      Excluir
  16. A resenha está ótima. Nos faz antever o que vamos ler no livro e aguça a nossa curiosidade. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito feliz com o seu comentário, Maristela. É ótimo saber que as minhas resenhas estão aguçando a curiosidade do leitor!

      Beijos e muito obrigado.

      Excluir
  17. Estou louca pra ler esse livro!!!

    Parabéns pela resenha e quero ganhaaar muito esse livro! rsrsrs

    bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Martin nos leva literalmente à loucura, Irinia. AEHUHAEUHAUEHEA

      Obrigado pelos elogios e boa sorte na promoção!

      Beijos.

      Excluir
  18. Parabéns pela resenha! ficou ótima! já li guerra de tronos e fúria dos reis.. só falta ganhar dança de drações!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Letícia. Falta mesmo, boa sorte na promoção!

      Excluir
  19. U__U preciso ler
    Comecei a ver a série Game of Thrones e é bem maneira ^^
    Parabéns pela resenha xD

    http://www.umomt.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, UMO. Te aconselho a ler os livros também. São bem melhores do que a série.

      Excluir
  20. "Você nunca voltará a andar, Bran. Mas você voará..." hã?

    Quase morri. Esse é uma das minhas séries favoritas e ainda não li esse livro. Mas espero ler muito em breve.

    http://quedadasordens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você chegar ao 5º livro, irá entender, Christian. AEHUHAUEHUAHUAE

      Leia de uma vez. O livro é muito melhor do que a série!

      Excluir
  21. Ótima resenha! Fiquei morrendo de vontade de ler os livros! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Ana! Não morra antes de ler os livros então! HASUHSAHUAHUSAH

      Excluir
  22. Nunca pensei que leria uma resenha em partes pra evitar spoilers, GRRM faz isso gente! Mas tudo que li foi proveitoso, é sempre bom saber que GRRM tá se superando pra fazer livros bons pra mim. hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consegui fazer essa resenha sem colocar spoilers, Jamie. É tanta coisa acontecendo que não dá para deixar em branco...

      Abraços!

      Excluir
  23. Vagner!
    Nossa! Fiquei eletrizada com a resenha e querendo enfrentar as 800 páginas de boa leitura.
    Mesmo com os spoillers tive de ler a resenha, né? A cada parágrafo e quote fiquei mais interessada em ler esse fabuloso livro.
    Parabéns pela resenha.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é mesmo fabuloso, Rudynalva. E eu fico lisonjeado em ver que a minha resenha te deixou mais interessada nele!

      Beijos.

      Excluir
  24. O livro mais comentado deles. É, ainda mais depois daquela cagada com o capítulo em falta. Nossa, como é demais essa série! Os livros são cansativos, mas bons. A série de TV também é bem bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é muito boa, Cristiane, mas não tem nada melhor do que os livros...
      E eles erraram feio lançando o livro sem o capítulo 26. Ainda bem que corrigiram depois!

      Excluir
  25. Parabéns pela resenha...adorei ela. Quero muito ler esse livro
    Ele é fabuloso
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AInda não leu, Andréia? O que está esperando?!? Vai correndo pra livraria...

      Excluir
  26. Mesmo eu achando abaixo dos 3 primeiros da série, devido a alguns capítulos entediantes, a alta qualidade continua. Destaque para a desconstrução do Theon !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Maurilei, concordo 100% contigo. Só na ansiedade pelo 6º livro agora, que não sai nunca! hahaha

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...