29 de set. de 2012

IDADE MÉDIA, TU VOLTARÁS?

Boa tarde, desbravadores.

Hoje trago a vocês um post bem diferente. Para quem não conhece, o grupo Blogueiros amigos do Facebook faz uma blogagem coletiva todo mês e dessa vez eu resolvi participar. Para isso, preciso responder à seguinte pergunta:

"Para onde você iria se pudesse viajar no tempo e por quê?"

Sem mais enrolações, vamos à minha resposta:


Eu, sem sombra de dúvidas, iria para a Idade Média, período da história dividido entre os séculos V e XV. Esse período é considerado muitas vezes a transição entre a Antiguidade e a Idade Moderna. Mas qual é o motivo dessa escolha?

Olha, tenho várias razões para querer voltar à Idade Média, não apenas por ser o meu período preferido da história, ricamente detalhado em filmes e, principalmente, livros. Vamos a alguns desses motivos:

Terra de castelos imensos e inexpugnáveis, onde as maiores batalhas de todos os tempos aconteceram. Felizmente, alguns desses castelos sobrevivem até hoje e só aguçam a minha curiosidade em saber mais!

Terra de reis e rainhas, plebeus e plebeias, em um tempo onde as pessoas ainda eram educadas e deveriam, obrigatoriamente, mostrar respeito aos seus superiores e familiares.

Terra da predominante vida no campo, do vestuário muito mais simples e das pessoas que adoravam uma boa festa no reino, regada à cerveja e histórias.

Terra em que as espadas e os escudos faziam parte do corpo e da alma dos guerreiros medievais. Era impossível andar em qualquer lugar sem deixar os dois por perto.

Terra de justas entre os cavaleiros, onde muitas vezes excelentes guerreiros eram revelados para a sociedade e novos romances apareciam.

Terra da honra e da lealdade, dois dos sentimentos mais fortes e sinceros que um ser humano pode revelar, na minha mais humilde opinião.

Eu poderia ficar aqui durante horas escrevendo a respeito da Idade Média, do quão eu gosto desse período e da minha obsessão em querer voltar no tempo e ser um cavaleiro. Gostaria de agradecer ao pessoal do grupo Blogueiros Amigos que me deu essa oportunidade de dizer o quanto eu gosto da Idade Média.

E, infelizmente, só tenho uma coisa a dizer: nasci no período errado da História!

Espero que tenham gostado do post e não esqueçam de comentar.

22 comentários:

  1. Oi, indiquei seu blog para responder um meme, o link é esse http://blogprefacio.blogspot.com.br/2012/09/especial-perguntas-literarias.html

    Se já tiver respondido, ignore.

    ResponderExcluir
  2. Que fofo este post!!! Adorei, Adorei, Adorei!!! Eu também COM CERTEZA iria para a Idade Média e também acho que nasci no período errado; tenho fascínio pela Idade Média!! Ainda bem que podemos voltar no tempo através dos livros!!!!
    @pacupe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são ótimos em transmitir esse objetivo, Patty: nos transportar para a Idade Média e sentirmos como era viver naquela época!
      Quem sabe na próxima vida a gente não nasce no período certo...

      Excluir
  3. Um dos lugares que escolhi para viajar é a Idade Média. Mas não sei se gostaria de viver nessa época. Por mais que tudo pareça maravilhoso, imagina se te acusavam de ser um bruxo!? Você morreria queimado! Eu só voltaria para essa época se fosse viver no corpo de algum nobre, que só festejava, vestia roupas luxuosas e morava em castelos lindos! Nunca iria querer ser do povão, ficar trabalhando o dia todo pra conseguir fazer minha família viver, ou ser punido se não o fizesse :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tem esse lado ruim da Idade Média, Andrea. Eu gostaria MUITO MESMO de ser um guerreiro para não ter que passar por essas situações. E pensar que muitas pessoas viveram injustiças naquela época...

      Excluir
  4. Adorei sua resposta, Vagner! haha
    Também adoro a Idade Média. Acho que era um tempo em que o respeito e lealdade prevaleciam, quando nos dias de hoje são lendas. Apesar de ser uma época um tanto preconceituosa e machista, ainda acho uma das melhores já vividas pelo ser humano!

    Beijos,
    Gabi Prates.

    http://palaciodelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Gabi!
      Para as mulheres, viver na Idade Média deve ter sido um sacrifício imenso...

      Excluir
  5. Certamente iria para a Idade Média, tanto pelos motivos citados acima quanto pelo romantismo que ele inspira, embora saibamos que não foi tão romântico assim. Os plebeus não tinham tanta liberdade assim e os nobres, na maioria das vezes, eram esnobes e não tão honrados. A igreja então nem se fala, era dominadora por completo. Mesmo assim, ainda gostaria de ter ido até lá e fazer uma visitinha, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Maristela. Tentei colocar só as partes boas da Idade Média para não alongar muito o post. A igreja dominava quase que totalmente os acontecimentos daquela época e ninguém poderia ir contra, porque senão era enforcado, crucificado, etc.
      Muito obrigado pela sua participação!

      Excluir
  6. Adoro a Idade Média, por seus romances impossiveis e lutas creuis, mas que revelavam cavaleiros que se tornaram lendas. Naquela epoca a lealdade e respeito era algo que já nasci conosco e a educação era seguida a risca (o que hoje em dia ninguem dá a minima). De paisagens explendidas e castelo de deixar qualquer um boquiaberto, a Idade Média foi a epoca que a humanidade chegou mais perto de ser um povo unido e passifico, se não fossem os reis tiranos, generais maxistas e egoistas e a Igreja (que abusavam da ignorância dos camponeses).
    Adoro a sua escolha, Vagner, mas se fizesse a mesma pergunta a mim responderia que gostaria de ter vivido na Antiguidade do Continente Asiático, onde as Gueixas (ou é Geisha?) tinham a obrigação de entreter os generais. Aquele povo é duma história milenar que nos inspira. Bye

    http://peregrinodanoite.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais uma vez, obrigado pela sua participação aqui, Bruno! Realmente, tudo o que você falou é verdade e deve ser levado muito em conta. Infelizmente hoje em dia não se constroem mais castelos como antigamente...

      Legal a sua escolha para a pergunta, Bruno, mas eu não viveria nessa época. HAEUHAEUHUAEHUAEH

      Excluir
  7. Concordo contigo em todos os aspectos. A Idade Média é o meu período favorito da história, essa coisa de hierarquia, respeito, cordialidade, e principalmente educação é o que falta nos dias de hoje. Por mais que a igreja tenha sido totalmente dominadora e tudo mais. Foda-se a igreja, os castelos eram/são perfeitos! *-*-*-*
    http://gabrielathings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderiam construir mais castelo hoje em dia, né? HAEUHEAHAEUHAE
      Obrigado pelo seu comentário e rumo à Idade Média, Gabriela!

      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Wagner
    Gostei muito do teu blog. Sou professora de História e meu período histórico preferido também é a Idade Média com suas contradições, mas com romantismo, lutas, bela arquitetura, entre outros aspectos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Eliane!
      Realmente, a Idade Média é o período preferido de muitas pessoas, pois marcou época na nossa História e será lembrada para sempre.

      Obrigado por comentar!

      Excluir
  9. Hahaha não concordo não, a idade média era uma época horrível, vamos nos lembra da santa inquisição, né? E era mto sujo ._.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, tem esses pontos ruins também, Helena, mas nada supera a cavaleria e todas aquelas guerras. Eu gostaria muito de ter vivido naquela época!

      Excluir
  10. Não voltaria pra Idade Média! Sou canhoto, quer mais algum motivo pra eu não ir para lá? HAHAHAHA

    ResponderExcluir
  11. Eu até voltaria para a idade média, mas só pra uma visitinha rápida, pra ver aqueles guerreiros corajosos, os castelos e até os reis e rainhas, etc. Mas não acho que nasci na época errada não, pois sou muito desbocada e com certeza iria apanhar muito de meu pai ou marido, pra mim não ia dá. kkkkkkkk...
    Mas adorei seu post, gosto muito dos romances que são inspirados nessa época e tenho curiosidade de saber mais, por isso te encontrei, achei muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma visitinha, Silvana? AHSAHSUHSAUHSA

      Para mulheres deveria ser realmente difícil viver na Idade Média, mas meus olhos sempre brilham quando eu penso naquela época, ainda mais com a quantidade de bons romances ambientados por lá.

      Grande abraço e passe sempre por aqui!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...