29 de out. de 2012

Resenha: Legend - Marie Lu


Título: Legend
Original: Legend
Série: Legend #01
Autora: Marie Lu
Páginas: 256
Editora: Prumo (2012)

Sinopse: Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, Legend conta a história de um rapaz – o criminoso mais procurado do país – e de uma jovem – a pupila mais promissora da República –, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda.

Quando vi que a Editora Prumo estava divulgando esse livro, logo de cara pensei: vai ser um sucesso! E somente agora eu posso dizer: eles acertaram em cheio! Legend tem uma história empolgante, personagens cativantes e uma narrativa muito bem planejada. Confesso que eu não conhecia o trabalho da autora Marie Lu, mas a partir de hoje ela ganhou mais um fã.



"Paro em becos várias vezes, para coordenar meus pensamentos. Se me apanharem aqui e alguém descobrir o que estou fazendo, provavelmente me matarão. Sem fazer perguntas. Essa ideia acelera meu coração. Mas então recordo as palavras de meu irmão. Isso basta para fazer meus olhos arderem e cerrar meus dentes. Já vim longe demais para desistir agora."

A história é centrada nos personagens Day e June, que são completamente diferentes um do outro e terão os seus caminhos cruzados após Day (criminoso mais procurado do país) tornar-se o principal suspeito da morte do irmão de June (excelente soldado da República). Como vocês acabaram de ler na sinopse, nada é o que parece ser e a cada capítulo isso está muito bem explícito no texto.

Em relação aos capítulos, a autora utilizou-se de um artifício muito bem explorado ultimamente: a inversão dos pontos de vista. Por exemplo: o primeiro capítulo fala de Day, o segundo de June e assim por diante. Ela foi muito feliz na escolha, pois eu gosto muito de livros narrados em primeira pessoa e que não possuam somente um personagem principal. Palmas para a Marie Lu que soube fazer isso com maestria!

"Tiro a cabeça do ombro dele e o olho:

- Nunca lhe perguntei sobre esse nome de guerra. Por que Day?

- Porque cada dia significa novas 24 horas. Cada dia quer dizer que tudo é possível de novo. Você pode aproveitar cada instante, pode morrer nunca instante, e tudo se resume a um dia após o outro. – Ele olha para a porta aberta do vagão da ferrovia, onde faixas escuras de água cobrem o mundo. – E aí você tenta caminhar sob a luz."

A narrativa do livro é tão rápida e intrigante que é impossível parar de ler. A vontade de saber o que vai acontecer é muito maior do que a vontade de ir dormir! E só mais uma coisa: este foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida!

Pontos fortes: uma distopia de tirar o fôlego! Você não vai se arrepender nem um pouquinho ao ler a primeira página e mergulhar nessa história.

Pontos fracos: sinceramente? É difícil apontar algum. Talvez o fato do livro ser pequeno (não possui nem 300 páginas) seja um deles.

Avaliação final: 5/5

Legend:

1º livro - Legend
2º livro - Prodigy
3º livro - Champion

58 comentários:

  1. Eu estou morrendo de vontade de ler esse livro. Desde que o vi num blog americano, eu comecei a "segui-lo", haha. Foi muito bom saber que a editora Prumo trouxe ele pro Brasil, mas, infelizmente, ainda vai demorar um tempinho para que eu o leia. Gostei bastante da sua resenha, e ela fez minha vontade de ler o livro crescer mais ainda.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia o livro antes do mundo acabar, Tayane! AEHUEAHUHEAUHAUE
      E o valor é bem acessível, não chega a passar de 25 reais. Não tem desculpar para não ler "Legend". rsrs

      Beijos.

      Excluir
  2. Mais uma série para a minha interminável lista para leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Parece q esse livro é no estilo Jogos Vorazes onde tudo acontece futuristicamente.
    Ainda não conseguiu chamar a minha atenção para comprá-lo, mas vou ler outras resenhas pela blogsfera para ver se gosto ou não.
    Excelente resenha Vagner e até me surpreendi de vc ter gostado tanto desse livro. Geralmente vc só fala em favoritos de livros medievais.
    Abraços *-*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro não tem nada a ver com Jogos Vorazes, Bruno, pode apostar! AEHYHAEHEAUHEAUHAEH
      Eu tinha a mesma sensação que tu, mas conforme a história se desenrolava eu percebia que os livros não possuem nada em comum. E eu mesmo me surpreendi por ter gostado tanto, pois, como você falou, livros medievais são os meus preferidos. rsrs

      Abraços.

      Excluir
  4. A história lembra um pouco jogos vorazes.

    Meu blog está fazendo um sorteio do livro " A culpa é das Estrelas" quem quiser participar passa lá!

    http://outrosite.blogspot.com.br/p/prmocao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo eu também pensava assim, Yonarah, mas a história é tão diferente do comum que não lembra em nada "Jogos Vorazes".

      Beijos.

      Excluir
  5. Estou louca pra ler! Adoro esse estilo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu preciso desesperadamente desse livro!!!!
    Já sonhei com eles várias vezes. É um dos únicos distópicos que sairam esse ano e que eu ainda não li.
    Amei a resenha!!!

    bjus

    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHUASHSAUHUSHAUHAS
      Chega de sonhar e compra logo esse livro, Carol!

      Beijos.

      Excluir
  7. Também preciso deste livro... está na minha lista de desejados do skoob a um tempinho... Acho que desde quando teve a enquete aqui no seu blog!
    Parece muito legal! Sua resenha está ótima! Abraçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E já passou da hora de tu comprar, né? EAHUHUAEHUAEHUH
      Obrigado pelos elogios!

      Abraço.

      Excluir
  8. Gosto de histórias futuristas e esse já começou bem: Los Angeles 2130 DC.
    Só essa frase já despertou minha curiosidade e vou querer ler o livro. Gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem adiantado no tempo, Maristela! AHEUHAEUHAEUHUAEHE

      Obrigado pelos seus elogios e boa leitura!

      Excluir
  9. Por causa dessa resenha eu comprei o Legend! E estou louca pra começar a leitura! Esse livro chamou muito a minha atenção, e a sua resenha ficou ótima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Ana? Que bom que minha resenha te fez comprar o livro! Espero que goste da leitura e que volte aqui para comentar o que achou.

      Beijos.

      Excluir
  10. Estou morrendo de vontade de ler esse livro... Amei a resenha. Me deu ainda mais vontade de ler.

    Beijos
    Tífany

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de ficar se remoendo e leia logo esse livro, Tify!

      Beijos.

      Excluir
  11. Ual! Não conheço a autora, tampouco conhecia o livro. Mas, deu pra perceber pela sua resenha e seus comentários enfáticos a respeito do quanto o livro é bom, que é muito provável que eu não me arrependa de lê-lo. Aliás, tomara que eu possa embarcar nesta leitura o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não conhecia a autora, mas quero logo ler o próximo livro. E aproveite para ler Legend o quanto antes, pois logo logo sai a continuação...

      Excluir
  12. Olá a capa me lembrou jogos vorazes, eu gosto quando a estoria varia nos pontos de vista dá a impressão que vemos o desenrolar mais amplo hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos pensam nisso quando veem Legend pela primeira vez, Taty. E essa variação nos pontos de vista é muito bem expressa nesse livro!

      Beijos.

      Excluir
  13. Tô muuuuuuuuuito curiosa, adorei a resenha, preciso mttt do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que essa curiosidade não mata, Carolis! HEAUHEAUHEAUHHEA

      Excluir
  14. Gostei bastante da sua resenha, estou bastante curiosa com esse livro.
    Li sua resenha sobre a trilogia de Raphael Draccon (Dragões de éter). Infelizmente abandonei pois não consegui me adaptar a escrita de Raphael Draccon.
    Mais enfim, sua resenha está ótima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ana Luíza! E que pena que você não gostou da escrita do Raphael Draccon. Eu gostei bastante de Dragões de Éter, mas infelizmente nem todo mundo tem o mesmo gosto... rsrs

      Beijos e obrigado por comentar!

      Excluir
  15. Pela resenha, esse me parece o típico livro em que não se sossega até chegar à última página... E, em meio a tantos livros que preciso ler - academicamente -, esse é o tipo de livro que despertaria novamente o meu gosto pela leitura! Obrigada e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é bem isso que você falou, Vanessa. Não dá para parar de ler até o último capítulo!

      Obrigado por comentar.

      Excluir
  16. Este livro é incrível!! Com certeza merece todos os elogios! Adorei demaaais este livro, o enredo é extasiante! *-*
    Parabens pela sua resenha viu?
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então somos dois, né, Camila? AEHUAEUUAEAEH
      O livro é excepcional e merece mesmo todos esses elogios. Obrigado por comentar!

      Beijos.

      Excluir
  17. Amei a resenha... deu até vontade de ler o livro haha... a capa dele é maravilhosa, e segunda a resenha o conteudo deve ser extremamente fascinante, estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  18. Parece super interessante, só a sinopse já foi capaz de me arrepiar.

    ResponderExcluir
  19. Adorei a resenha!!
    Quero muuito ler legend...
    Adoro livros que me façam se prender a ele e não fazer mais nada a não ser lê-lo até o final...
    Legend parece ser ótimo..
    Já está na minha lista de leitura..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legend é exatamente esse tipo de livro, Aline. Tenha uma boa leitura!

      Excluir
  20. Assim que começaram a divulgar este livro fiquei maravilhado. Sou fã de distopias desde o mangá Battle Royale aos mais antigos 1984, A revolução dos bichos etc. Novos mundos, novas concepções, luta pela sobreviv~encia, nova ordem, tudo me encanta. E se é difícil apontar pontos negativos, melhor ainda. Quero este livro urgente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fiquei assim quando divulgaram o livro, Rodolfo, e ainda bem que as minhas expectativas se confirmaram! Trate de correr logo até a livraria mais próxima e comprar Legend.

      Abraços.

      Excluir
  21. Nossa gostei muito da sua resenha, só de ler parece que já estava lendo o livro rsrsrs agora mais do que nunca vou ter que lê-lo ;)

    ResponderExcluir
  22. Perfeito... Preciso definitivamente ler esse livro! É fantástico! ;D

    ResponderExcluir
  23. Já quero este livro a muito tempo. Adoro distopias e pela sua resenha vi que este livro é uma distopia de tirar o fôlego. Pena que ele não possui mais de 300 páginas ): Super curiosa para ler o livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma distopia muito boa, Clara. Vale a pena dar uma conferida!

      Excluir
  24. Adorei a resenha. Mais um livro pra minha lista de ''quero ler''

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser ótimo, tenho uma amiga que leu e me deu ótimas recomendaçõe, eu simplesmente amo livros que se passam no futuro entre eles estão a série Jogos Vorazes e A Hospedeira que comecei a ler recentemente...
    Achei perfeita a sua resenha ...
    Parabéns!

    http://overdose-de-ideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não parece, É ótimo! rsrs
      Obrigado pelos elogios à resenha e boa leitura!

      Excluir
  26. Amo seu blog. Ótima resenha. Amo muito Legend. A história é envolvente e me prendeu no livro. Amo todos os livros da série ( Legend, Prodigy, Champion e Life Before Legend)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta do blog, Larissa, passe sempre por aqui!!

      Legend é uma excelente distopia, pra mim é a melhor das que já foram lançadas no Brasil. Que venha The Young Elites em breve então!

      Excluir
  27. Nem lembro mais como conheci Legend , mas foi suprendente. Excelente resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro que estava lendo as novidades da extinta Editora Prumo e reparei em Legend. Quando vi, acabei fechando parceria com eles e me enviaram o primeiro livro para fazer uma resenha. Acabei gostando muito!

      Excluir
  28. Já faz muitooo tempo que quero ler esse, mas ainda não tive a oportunidade!
    Mas desse ano não passa!
    A história parece cativante e bem escrita!
    E as capas, aaah, praticamente me fazem suspirar! rsrsrs
    bjoos

    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma lidinha quando puder, Ana, os livros são bem curtos (300, 400 páginas) e dá pra ler num final de semana. Muito bons!!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...