31 de ago de 2012

PROMOÇÃO: DESBRAVANDO OS TRIBUTOS

Boa tarde, desbravadores.

O que vocês acham de começar o final de semana com uma promoção bacana? Foi pensando nisso que a Editora Prumo cederá um kit do livro Jogos Vorazes: Guia do Tributo para vocês, queridos leitores. O kit contém: 01 (um) exemplar do livro Guia do Tributo, 2 (dois) bottons e 1 (um) mini-pôster.



Sem mais enrolações, vamos ao que interessa. As regras obrigatórias são:

- Seguir o blog via Google Friend Connect;
- Curtir a página do Desbravando Livros;
- Curtir a página da Editora Prumo;

- Ter endereço de entrega no Brasil.

As demais entradas são opcionais, mas eu recomendo que vocês utilizem todas as entradas possíveis, pois quanto mais pontos você tiver, maior a chance de ganhar.

Portanto, mãos à obra e preencham o formulário a seguir:

a Rafflecopter giveaway

A promoção começa hoje, dia 31/08/2012, e termina no dia 07/09/2012, às 00:01 horas. O vencedor será conhecido até o dia 09/09/2012 e posteriormente será avisado por e-mail. A editora será responsável pelo envio do livro.



Boa sorte a todos os participantes!

30 de ago de 2012

200 SEGUIDORES

Boa tarde, desbravadores.

É com imensa alegria que venho anunciar a vocês que o blog Desbravando Livros alcançou a expressiva (pelo menos para mim) marca de 200 seguidores nesta semana.

Muito obrigado a todos os leitores do blog que participam diariamente e fazem esse desbravador cada vez mais feliz, pois sem vocês eu não teria alcançado essa marca muito importante. Continuem ligados nas novidades, pois em breve haverá uma promoção que vocês vão querer participar, podem ter certeza disso!

29 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #11

Boa noite, gurizada.

Essa semana mais desbravadores juntaram-se ao blog. Querem saber quem são?

Blog Meine Liege da Jéssica Gomes

Autora Laisa Couto da série Lagoena

Autor Leonardo Monte da série Cerberus

Já conheciam os novos colaboradores do blog? Não esqueçam de dar uma passada nos respectivos sites e apreciar o ótimo trabalho que ambos estão fazendo.

Um grande abraço a vocês, queridos desbravadores!

28 de ago de 2012

RETA FINAL DA PROMOÇÃO ENCHA SUA ESTANTE

Boa noite, desbravadores.

Faltam apenas 3 dias para o fim da promoção que dará SETE livros para UM único sortudo. Vão dizer que ainda não estão participando?

(clique na imagem para ir direto ao link da promoção)

Conto com a participação de vocês! Não vão perder essa, né?

27 de ago de 2012

Resenha: Os Senhores do Norte - Bernard Cornwell


Título: Os Senhores do Norte
Original: Lords of the North
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #3
Autor: Bernard Cornwell
Páginas: 347
Editora: Record (2007)

Sinopse: Depois de lutar ao lado do rei Alfredo na batalha que assegurou Wessex como único reino independente da Inglaterra, Uhtred decide retornar à Nortúmbria, em busca da irmã de criação. No entanto, o jovem encontra um cenário desolador, uma aterra assolada pelo caos e barbárie. Ele se alia então a Guthred, ex-escravo determinado a se tornar rei da Nortúmbria. Juntos, seguirão até Dunholm, em busca da cabeça do senhor viking Kjartan. 

Os dinamarqueses foram expulsos de Wessex após perderem a Batalha de Ethandun para os homens de Alfredo. Uma vitória magnífica dos saxões que acreditam que foi Deus quem ganhou a batalha, mas todos sabem que Uhtred e seus companheiros fizeram a maior parte do trabalho.

E agora, o que fazer? Uhtred tem uma rixa de sangue com Kjartan, o homem que assassinou Ragnar e sequestrou a sua irmã de criação, e também precisa recuperar Bebbanburg, que está sob comando de seu tio Aelfric.

"... Era o destino que me impelia. O ano era 878, eu tinha 21 anos e acreditava que minhas espadas poderiam me dar o mundo inteiro. Eu era Uhtred de Bebbanburg, o homem que havia matado Ubba Lothbrokson ao lado do mar e que havia derrubado Sven do cavalo branco de sua sela em Ethandun. Era o homem que dera a Alfredo seu reino de volta e o odiava. Por isso iria deixá-lo. Meu caminho era o da espada, e esse caminho me levaria de volta para casa. Eu iria para o norte."

Seguindo o mesmo ritmo da narrativa dos livros anteriores, Bernard Cornwell nos prende a atenção do começo ao fim do livro, pois nunca se sabe o que acontecerá ao virarmos a página e nos depararmos com o que as três fiandeiras estão aprontando com o destino de Uhtred, nosso guerreiro-herói.

"... Talvez eu também fosse como o visgo, só que tinha um dever. Tinha uma rixa de sangue para terminar."

Dessa vez, nosso protagonista terá que viver como escravo após uma traição inesperada e descobrirá que não há nada pior do que levar chicotadas e mais chicotadas e não saber se o sol nascerá para ele no dia seguinte. Como você pode ir imaginando, Uhtred reencontrará amigos (e fará novos) e antigos oponentes, que mudarão o seu destino para sempre.

Nesse 3º livro das Crônicas Saxônicas, temos o embate tão esperado contra Kjartan, o Cruel, agora dono de Dunholm, uma fortaleza considerada inexpugnável até o momento. Com a ajuda de Ragnar, Uhtred terá muitos desafios em seu caminho, mas como ele mesmo diz: "Sou um guerreiro da espada e tenho orgulho disso!".

Pontos fortes: a narração em primeira pessoa. Como eu estou mais ou menos na mesma idade que o personagem Uhtred, parece que sou eu brandindo a espada e abrindo a garganta de meus inimigos!
Pontos fracos: dos três primeiros livros, é o que possui menos partes de ação, que para mim é o que realmente interessa em um romance épico, mas não tira o brilho desse excelente livro.

Avaliação:

Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
3º livro - Os Senhores do Norte
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
9º livro - Warriors of the Storm
10º livro - Ainda sem nome
...

DIVULGAÇÃO: FAN PAGE DO LIVRO LEGEND

Olá, desbravadores.

Como foi o final de semana de vocês? Leram muitos livros?

Lembram do livro Legend, que eu havia comentado aqui no blog um tempo atrás? Pois há uma grande novidade: a Editora Prumo lançou uma fan page para o livro, a qual você pode acessar clicando nesse link.


O que estão esperando? Corram para o Facebook e fiquem por dentro de todas as novidades até o lançamento do livro, que será em outubro desse ano.

Um grande abraço a vocês, leitores do blog.

26 de ago de 2012

DESBRAVANDO NO FACEBOOK

Boa noite, desbravadores.

Gostaria de convidar vocês a acompanharem o blog pelo facebook na página  http://www.facebook.com/DesbravandoLivros.


Conto com a participação de vocês!

25 de ago de 2012

DIVULGAÇÃO: LAGOENA

Boa noite, desbravadores.

Vamos conhecer mais um livro de uma autora nacional? A brasileira da vez é a Laisa Couto, autora do livro Lagoena, o qual vem recebendo críticas muito boas em toda a blogosfera. O livro de fantasia estreou dia 04 de Outubro de 2011 e a cada dia vem conquistando mais e mais leitores. Querem saber mais sobre a obra? Mãos à obra...


24 de ago de 2012

Box Jogos Vorazes por R$ 29,90

Como leitor da série, o mínimo que eu poderia fazer era divulgar essa INCRÍVEL promoção que o Submarino está fazendo: os 3 livros da trilogia Jogos Vorazes + Bottom por APENAS 29,90. Corram e aproveitem! Não é toda hora que o preço está tão bom assim.

Box: Jogos Vorazes - A Trilogia  (Com 3 Livros) - Grátis Bottom


Quem ainda não conhece os livros, dá uma passada lá nas resenhas para conferir:


Boa compra a todos!

23 de ago de 2012

MENSAGEM DO DIA #3

Boa tarde, desbravadores.

O que vocês acham de uma boa mensagem para refletir a respeito do nosso vício em livros?


Acredito que eu não sou o único que se viu presente nessa mensagem, certo? Quantos aqui têm dezenas (até mesmo centenas) de livros que nunca foram lidos e mesmo assim compram novos livros a cada dia, semana, mês...?

22 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #10

Boa noite, desbravadores.

Hoje temos uma ótima notícia: mais dois blogs serão parceiros do Desbravando Livros. Querem saber quem são os novos desbravadores?

http://mundodefantas.blogspot.com.br/

Lendo & Relendo
http://lendo-e-relendo.blogspot.com.br/
Quem cuida do Mundo de Fantas é a Celly e o responsável pelo Lendo & Relendo é o Douglas. Já aproveitaram a folga e deram uma olhada nos sites dos nossos novos parceiros?

Um grande abraço aos novos parceiros e aos leitores do blog!

21 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #9

Boa tarde, desbravadores.

É com imensa alegria que venho anunciar a vocês a mais nova autora parceira do blog: Vanessa Martinelli. Vamos conhecer a Vanessa e sua obra?


Vanessa Martinelli Levandowski é Neuropsicóloga e Mestre em Psicologia, graduada também em Educação Artística. "Amigos Inimigos", pela editora Novo Século, é seu primeiro romance.


Amigos InimigosSinopse: Maria e Jack eram amigos quando criança. Daqueles que se dorme na casa e brinca das mesmas coisas. Mas eles cresceram e a idade esmoreceu a amizade. Tomaram direções opostas. Demais até. E você? Já teve um amigo-inimigo?

Número de páginas: 104
Editora: Novos Talentos
Site da autora
Skoob do livro



E vocês, queridos desbravadores, já ouviram falar de Amigos Inimigos, o primeiro livro da autora? Estou muito feliz com a parceria e espero que seja muito proveitosa.

Um abraço a todos os leitores do blog e à Vanessa, nossa mais nova colaboradora!

20 de ago de 2012

RESENHA: GUIA DO TRIBUTO - EMILY SEIFE

Sinopse: O guia definitivo para os vinte e quatro Tributos participantes da 74ª edição dos Jogos Vorazes de Panem. Siga a jornada dos Tributos desde a Colheita até os Jogos, com uma olhada para todos os destaques ao longo do caminho. Obtenha informações exclusivas sobre os pontos fortes e fracos dos Tributos, as armas que escolheram e o treinamento antes de entrarem na arena.

Skoob do livro






Leu Jogos Vorazes e ficou com aquele gostinho de "quero mais"? Ainda não sabe quem são os 24 tributos? Foi pensando justamente nisso que a Editora Prumo lançou Jogos Vorazes: Guia do Tributo. Um livro feito especialmente para os fãs de Katniss e Peeta que desejam ficar por dentro de todos os preparativos anteriores à parte que realmente interessa: os Jogos.

19 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #8

Boa tarde, desbravadores.

Venho anunciar para vocês o nosso mais novo blog parceiro: Ler é a minha praia.

http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

A responsável pelo blog é a Tayane Cristie, garota super legal e que propôs a parceria. Espero que dê ótimos resultados e seja muito proveitosa para ambos.

E vocês, desbravadores, já conheciam o blog da Tayane?

18 de ago de 2012

Resenha: O Cavaleiro da Morte - Bernard Cornwell

Título: O Cavaleiro da Morte
Original: The Pale Horseman
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #2
Autor: Bernard Cornwell
Páginas: 392
Editora: Record (2005)

Sinopse: "O Cavaleiro da Morte" é um belíssimo relato de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. O livro começa no dia seguinte aos eventos de O Último Reino, primeiro volume da série. São tempos terríveis para os saxões. Derrotados pelos vikings, Alfredo e seus seguidores sobreviventes procuram refúgio em Æthelingæg, a região a que ficou reduzido o reino de Alfredo. Aí, encobertos pela neblina, viajam em pequenos barcos entre as ilhas na esperança de se reagruparem e encontrarem mais apoio. Ao reunir o Grande Exército, os vikings têm apenas uma ambição: conquistar Wessex. Quando atacam em uma escuridão impiedosa, Uhtred se vê surpreendentemente do lado de Alfredo. Aliados improváveis: um rei cristão devoto e um pagão que vive da espada. Alfredo é um erudito; Uhtred, um guerreiro cheio de arrogância. No entanto, a desconfortável aliança é forjada e os conduzirá dos pântanos para a colina íngreme, onde o último exército saxão lutará pela existência da Inglaterra.

Ainda não leu a resenha de O Último Reino, 1º livro das Crônicas Saxônicas? Então não perca tempo, acesse este link e fique por dentro do que aconteceu no início dessa excelente série.

Narrado em 1ª pessoa, O Cavaleiro da Morte possui uma narrativa ainda mais intensa que a do livro anterior. Após vencer a batalha em Cynuit e matar Ubba Lothbrokson, nosso protagonista volta para sua casa no interior de Wessex e tenta retomar a sua vida, agora casado com Mildrith e pai de um garoto. Mal sabe ele que o destino está sendo tecido e a guerra o espera novamente...

Após uma nova investida dos vikings, o reino de Alfredo ficou reduzido apenas à Æthelingæg, região pantanosa localizada a sudoeste de Cippanhamm. Lá eles precisam reorganizar-se, pois os invasores estão formando um exército de grandes proporções, ainda liderados pelo já conhecido Guthrum, o Sem-Sorte, e agora com a ajuda do famoso Svein do Cavalo Branco, para conquistar de vez o último reino que ainda resta na futura Inglaterra, Wessex.

Drakkar à noite, por joaomachay

Nessa sequência, Uhtred está praticamente no ápice de sua arrogância como guerreiro, ainda mais após o seu desempenho na batalha de Cynuit. Ele tentará resolver praticamente tudo na porrada, o que acaba dando errado eventualmente, é claro. Nem só de uma boa lâmina afiada vive um homem de respeito, e o nosso protagonista aprenderá isso de diversas maneiras ao longo da série.

"Sabia que era idiota, sabia que provavelmente morreria se fosse de novo, mas éramos guerreiros e guerreiros não admitem ser derrotados. É reputação. É orgulho. É a loucura da batalha."
"Não se podia recuar de uma luta e permanecer como homem. Fazemos muita coisa nesta vida, se pudemos. Fazemos filhos, riqueza, juntamos terra, construímos castelos, juntamos exércitos e fazemos festins, mas só uma coisa sobrevive a nós. A reputação."

As mulheres também começam a fazer uma grande diferença na vida do saxão, sendo que algumas pistas são deixadas pelo autor acerca de um futuro não tão distante, onde o lado feminino da obra tomará conta e mudará drasticamente o rumo que Uhtred levará. Prestem atenção aos detalhes.

A relação de Uhtred com Alfredo também é muito explorada e rende bons momentos durante a leitura. Um guerreiro pagão que precisa obedecer a um cristão devoto? Não é toda hora que vemos isso por aí. A Igreja, como não poderia deixar de ser, continua incomodando Uhtred, e isso será uma constante em praticamente todos os livros das Crônicas Saxônicas.

"Mas eu odiava Alfredo. Odiava-o por ter me humilhado em Exanceaster quando me fizera usar manto de penitente e me arrastar de joelhos. E não pensava nele como meu rei. Ele era saxão do oeste e eu era da Nortúmbria, e acreditava que enquanto ele fosse rei Wessex teria pouca chance de sobreviver. Ele achava que Deus iria protegê-lo dos inimigos e eu achava que eles teriam de ser derrotados pelas espadas."

Bernard Cornwell surpreende-me positivamente livro após livro. Têm horas que me pego rindo e perguntando: "Como é que ele consegue fazer isso? Eu achei que nada ia acontecer depois disso e ele me prega essa peça?". Outros dirão que o destino é inexorável, afinal de contas.

Há sempre algo que não posso esquecer de falar quando o assunto é Bernard Cornwell: as descrições das paredes de escudos são simplesmente sensacionais! Querem ver como não estou mentindo?

"Então chegou o medo. A parede de escudos é um lugar terrível. É onde o guerreiro ganha reputação, e reputação é importante para nós. Reputação é honra, mas para obter essa honra o homem deve ficar na parede de escudos, onde a morte campeia. Eu estivera na parede de escudos em Cynuit e conhecia o cheiro, o fedor da morte, a incerteza da sobrevivência, o horror dos machados, espadas e lanças, e o temia. E ele estava chegando."

É impossível não gostar de um livro com várias descrições tão ricas como essa. Bernard Cornwell nos coloca dentro do campo de batalha e nos faz sentir na pele o gosto amargo do sangue, como vocês verão no final do livro, onde a famosa Batalha de Ethandun é retratada.

Se você é fã de batalhas, sinta-se obrigado a ler Crônicas Saxônicas. Não perca tempo!

Pontos fortes: TUDO! A narrativa empolgante, as paredes de escudos, o destino inexorável...
Pontos fracos: eu sou um pouco suspeito para falar dos livros do Bernard, pois são sensacionais. Ainda estou tentando achar outro autor que narre tão bem as batalhas como ele, mas está difícil.

Avaliação:

Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
2º livro - O Cavaleiro da Morte
3º livro - Os Senhores do Norte
4º livro - A Canção da Espada
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
9º livro - Warriors of the Storm
10º livro - Ainda sem nome
...

E vocês, também gostariam de estar em uma parede de escudos? Acredito que, como bons desbravadores, a resposta seja sim, certo? Então não esqueça de deixar aqui o seu comentário a respeito da resenha. Um abraço a todos os leitores do blog!

17 de ago de 2012

RESULTADO DA ENQUETE: LIVRO DA MARIE LU

Boa noite, desbravadores.

Gostaria de agradecer a participação de todos os leitores que votaram na enquete a respeito do título do novo livro da Marie Lu que a Editora Prumo está trazendo para nós, leitores fanáticos.

Manter o nome original "Legend" em inglês
  7 (77%)
Mudar para "Uma Lenda" em português
  2 (22%)

Vamos conhecer mais a respeito do livro?

Sinopse: O que antes era o oeste dos Estados Unidos é hoje a casa da República, uma nação perpetuamente em guerra com seus vizinhos. Nascido em uma família de elite e que está entre as mais ricas da República, June, quinze anos, é um prodígio sendo preparado para entrar no mais alto escalão militar da República. Nascido nas favelas, Day, também de quinze anos, é um dos criminosos mais procurados no país. Mas seus motivos talvez não sejam tão mal-intencionados quanto parece. De mundos tão diferentes, June e Day não tem nenhuma razão para se cruzarem – até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Entrando em um jogo de gato e rato, Day está em uma corrida pela sobrevivência de sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas em uma reviravolta chocante, os dois descobrem a verdade do que realmente os uniu, e a caminho sinistro que seu país faz para manter seus segredos.


Vamos aguardar o retorno da Editora para confirmar o título do livro, que deve ser divulgado em breve.

Obrigado a todos pela participação e uma boa noite!

16 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #7

Mais uma parceria foi firmada pelo blog Desbravando Livros. O parceiro da vez é o Leandro Filho, autor do livro Asgard: O Poder Esquecido. Vamos conhecer um pouco mais sobre o autor e a sua obra?


01.JPG

Leandro Rodrigues Sales Filho, nascido em 1995, começa a trilhar no caminho da literatura pouco depois de completar 14 anos de idade, escrevendo principalmente poesia como um hobby nos tempos livres. Começando a simpatizar-se pela escrita, passou a trabalhar em pequenas histórias, as quais foram crescendo e logo tornaram-se contos bem estruturados. Sendo apaixonado pelas grandes obras ficcionistas, lança seu primeiro trabalho em 2012 e agora continua a saga de Asgard.


Asgard.jpg
Sinopse: Os dois maiores reinos estão em guerra, Asgard, a terra dos deuses Aesir e Vanaheim, o lar dos Vanir, lutam pelo controle dos nove reinos. Quando a esperança de vitória deixa Vanaheim e some da mente de seus aliados, eis que uma mente astuta cria um plano que pode dar um fim definitivo a esta guerra que de tempos em tempos se inicia outra vez.
Para tal empreitada é necessária a busca por um humano em Midgar, o reino do meio, pois apenas através deste a vitória poderia estar nas mãos dos Vanir. Um jovem, Ariel, forte e com coragem de superar seus limites foi o escolhido, apesar de capaz este é tolo e ignorante em relação as coisas do mundo dos deuses, e tem de ser instruído com cautela para que possa ter a chance de completar sua missão.
Uma arma com poder inimaginável, descoberta por um deus, conquistada por um homem o qual não pode ter medo de seguir o destino que se mostra perante seus olhos. Será Ariel forte o bastante para seguir seus próprios pensamentos rumo a um futuro incerto e desconhecido? Ou será ele corrompido pelos astutos deuses?

15 de ago de 2012

14 de ago de 2012

NOVOS PARCEIROS #6

Boa noite, desbravadores.

É com imensa alegria que venho compartilhar com vocês essa grande notícia: o blog Desbravando Livros possui a sua primeira editora parceira, a Editora Prumo. Mal acreditei quando recebi a notícia. Vamos conhecer um pouco mais a respeito da editora?

Fundada em 2008 por Paulo Rocco, responsável pela bem-sucedida editora Rocco, a Prumo funciona com equipe própria e independente. A linha editorial é bem diversificada, inclui títulos nas áreas de ficção, não-ficção e infanto-juvenil. O objetivo é oferecer ao leitor um catálogo amplo, com o melhor da literatura nacional e estrangeira, além de títulos de referência e livros atraentes para o público jovem. A Editora Prumo também desenvolve projetos especiais para a iniciativa privada.





Alguns livros do catálogo da editora: 

     

11 de ago de 2012

Resenha: O Último Reino - Bernard Cornwell


Título: O Último Reino
Original: The Last Kingdom
Autor: Bernard Cornwell
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #1
Páginas: 362
Editora: Record (2012)


Sinopse: O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Essa resenha foi revista e atualizada em julho de 2015.

Algumas palavras para definir esse livro? Vingança, traição, paredes de escudos. É isso o que você encontrará na narrativa e, tenho certeza, fará você se apaixonar por essa série. Comprei a coleção das Crônicas Saxônicas só de ler a sinopse e olhar para as capas, que são extremamente bonitas e possuem um cenário de guerra "sedutor". Deixando as enrolações de lado, mãos à obra.

Uhtred é um garoto saxão nascido na Nortúmbria, ao norte da Inglaterra como conhecemos hoje, e aos 10 anos acaba ficando órfão devido a um ataque dos dinamarqueses à região perto de sua terra natal, Bebbanburg. O que muda totalmente o destino de Uhtred é o fato dele ser capturado nesse ataque e começar a ser criado como um próprio dinamarquês pelo earl Ragnar, um chefe muito carismático e também excelente guerreiro, que desde pequeno lhe ensina a arte da batalha.


O livro,na sua maior parte, nos mostra a história do ponto de vista de Uhtred em meio aos invasores dinamarqueses, pois é com eles que Uhtred cresce e percebe a sua veneração pela guerra desde o momento em que põem os pés no mundo. Mesmo gostando do modo de vida dinamarquês e da sua cultura, Uhtred jamais esquece de Bebbanburg, pois é para lá que seu coração aponta, é lá que está a fortaleza da sua família e que pertence a ele agora, apesar de estar fora de alcance.

Tinha aprendido a esconder minha alma, ou talvez estivesse confuso. Nortumbriano ou dinamarquês? O que eu era? O que queria ser?

A partir de então a narrativa, sempre em primeira pessoa, por sinal, começa a retratar a conquista dos dinamarqueses, que com sua fúria e coragem chegaram ao litoral norte da Inglaterra e a partir dali expandiram o seu domínio pelo território inglês. Mas o que significa "O Último Reino", Vagner? O último reino refere-se a Wessex, única província inglesa que não foi conquistada pelos invasores, mesmo após Nortúmbria, Mércia e Ânglia Oriental caírem e ficarem sob domínio dos dinamarqueses. Uhtred aprende a lutar ao lado de Ragnar e seus guerreiros, que o consideram um aliado importante e o protegem de todos os perigos que podem atrapalhar a sua caminhada.

- Um líder lidera – disse Ragnar – e não se pode pedir que os homens arrisquem a vida se não estivermos dispostos a arriscá-la também.

O grande destaque dessa série não poderia ser outro: paredes de escudos. É incrível a quantidade de detalhes que o autor coloca em meio às cenas de guerra que você vai acabar a leitura simplesmente achando que já sabe matar todo mundo e está pronto para uma batalha de verdade.

Bernard Cornwell é um dos poucos autores que consegue transformar uma briga de rua em uma batalha épica entre dois exércitos. Você se sentirá lá no meio, baixando o escudo para não receber um golpe nos tornozelos enquanto levanta aquela espada para enfiá-la nas tripas do seu oponente.

Uhtred por Henrique Xavier
O júbilo! O júbilo da espada. Eu estava dançando de júbilo, a alegria fervilhando dentro de mim, o júbilo da batalha do qual Ragnar falava com tanta freqüência, o júbilo do guerreiro. Se um homem não o conheceu não é homem. Aquela não era uma batalha, não era uma carnificina propriamente dita, apenas uma matança de ladrões, mas foi minha primeira luta e os deuses tinham se movido dentro de mim, tinham dado velocidade ao meu braço e força ao escudo, e quando terminou, e quando dancei no sangue dos mortos, soube que eu era bom. Soube que eu era mais do que bom. Naquele momento poderia ter conquistado o mundo e meu único lamento era porque meu amigo não pôde ver, mas achei que ele poderia estar me olhando do Valhalla. Levantei Bafo de Serpente para as nuvens e gritei o nome dele. Já vi outros jovens saírem da primeira luta com o mesmo júbilo e os enterrei depois da batalha seguinte. Os jovens são idiotas, e eu era jovem. Mas era bom.

Algumas mulheres também entram e saem da vida de Uhtred conforme ele cresce e suas necessidades (fisiológicas) mudam. Sugiro que vocês prestem bastante atenção nessas personagens femininas, pois elas serão imprescindíveis para entendermos o que o futuro reserva para Uhtred.

Ah, não posso esquecer de comentar sobre o destino. Sim, sobre ele mesmo, o rumo que nossa vida irá levar. Sobre as três fiandeiras que regem a vida de Uhtred e insistem em colocá-lo na trama mais profunda possível, fazendo-o passar por muitas dificuldades e sempre se perguntar se está fazendo a coisa certa. Porque o destino, como já dizia Merlin nas Crônicas de Artur, é inexorável.

O destino é tudo. E agora, olhando para trás, vejo o padrão da jornada de minha vida. Começou em Bebbanburg e me levou ao sul, sempre para o sul, até que cheguei ao litoral mais distante da Inglaterra e não podia ir mais longe continuando a ouvir minha língua. Essa foi minha jornada de infância. Como adulto fui para o outro lado, sempre para o norte, levando espada, lança e machado para limpar o caminho de volta até onde comecei. Destino.

Sinceramente, me faltam palavras bonitas e verdadeiras o suficiente para descrever todo o amor que eu sinto por essa série. Apenas leia, e depois passe aqui para dizer se valeu a pena ou não.

Os livros das Crônicas Saxônicas fazem parte de uma história épica e que deve ser lida por todos os amantes de guerra! A caminhada do guerreiro saxão Uhtred o levará a traições e mentiras, ódio e vingança, e você não pode ficar de fora. Não vejo a hora de ler o segundo!

Pontos fortes: ação. Sangue. Guerra. Batalhas e mais batalhas. Paredes de escudos. Narrativa envolvente e um personagem tão foda que não há como não gostar.
Pontos fracos: para mim não é problema, mas acredito que a alta quantidade de personagens e seus herdeiros/antepassados possa confundir alguns leitores iniciantes no gênero.

Avaliação final:

Se eu recomendo? COM CERTEZA!


Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
2º livro - O Cavaleiro da Morte
3º livro - Os Senhores do Norte
4º livro - A Canção da Espada
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
9º livro - Warriors of the Storm
10º livro - Ainda sem nome

...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...