4 de jan. de 2013

RESENHA: RENASCENÇA - OLIVER BOWDEN

Sinopse: Traído pelas famílias que governam as cidades-estado italianas, um jovem embarca numa jornada épica em busca de vingança. Para erradicar a corrupção e restaurar a honra da família, ele irá aprender a Arte dos Assassinos. Ao longo do caminho, Ezio terá de contar com a sabedoria de grandes mentores, como Leonardo da Vinci e Nicolau Maquiavel, sabendo que sua sobrevivência depende somente de sua perícia e habilidade. Para os seus aliados, ele será uma força para trazer a mudança lutando pela liberdade e pela justiça. Para os seus inimigos, será uma ameaça que procura destruir os tiranos que oprimem o povo da Itália. Assim começa uma épica história de poder, vingança e conspiração.

Andei olhando resenhas do livro pela blogosfera e vi VÁRIOS comentários negativos a respeito do livro. Alguns com fundamento, outros um pouco sem nexo, mas a minha opinião continuou sendo a mesma: é um ÓTIMO livro! Renascença é baseado no jogo  de videogame Assassin's Creed e conta a história de Ezio Auditore, rapaz de 17 anos que vê seu pai e irmãos serem assassinados injustamente em plena praça pública de Florença, Itália. A partir desse momento, o personagem principal promete vingar a morte dos familiares e corre atrás desse objetivo, nem que seja a última coisa que ele faça.

Caindo sobre uma pilha de sacos descartados, sentiu todo o seu corpo começar a tremer. Seu mundo tinha acabado de ser destruído. Seu pai... Federico... e, Deus, não, o pequeno Petruccio... todos se foram, todos mortos, todos assassinados. Segurando a cabeça nas mãos, caiu no choro – incapaz de controlar a explosão de tristeza, medo e ódio. Somente depois de várias horas é que Ezio conseguiu tirar as mãos do rosto. Seus olhos estavam injetados, um sentimento inflexível de vingança os atravessava. Naquele momento, Ezio soube que sua vida anterior havia acabado – Ezio, o garoto, não existia mais. Dali por diante, sua vida estava baseada em um único objetivo: vingança.

... Mas ele ficou firme, abraçando a irmã pelo que pareceu uma eternidade, sentindo o peso do mundo em seus ombros. Agora cabia a ele proteger a família – a honra do nome Auditore estava em suas mãos. Ezio não era mais um garoto...

Já nas primeiras páginas podemos acompanhar um embate entre as duas principais famílias da cidade de Florença: os Auditore e os Pazzi, inimigos mortais da família de Ezio. O livro é cheio de batalhas e confrontos pelo poder e domínio das cidades italianas, o que torna a descrição das batalhas (um pouco) repetitivas, mas sem tirar o brilho e empolgação dos momentos de tensão.

Para conseguir se dar bem em sua busca, Ezio conhece homens de mentes fascinantes como Leonardo da Vinci (que o ajuda a decifrar páginas especiais que lhe rendem ótimas armas) e Nicolau Maquiavel e também se depara com membros da Ordem dos Assassinos que lhe ensinam diversas técnicas e habilidades de combate que lhe ajudarão em suas futuras batalhas e o tornarão um mestre na arte de matar os seus inimigos:

Com apenas uma pausa, Ezio enfiou a lâmina mortal entre as omoplatas de Emilio: a morte chegou rápida e silenciosamente. A proficiência de Ezio na arte de matar só era equiparada à determinação fria e metálica com que ele realizava o dever de seu chamado.

Apesar de possuir vários pontos positivos, há algo que eu preciso ressaltar: muitas vezes, durante a narrativa, somos jogados adiante no tempo sem explicação alguma. Isso deixou um pouco a desejar, na minha opinião, pois gosto de saber o que aconteceu nesse espaço de tempo e não tive essa dúvida sanada. E o final também não é muito bom, mas, por se tratar de uma série, acredito que o próximo livro mudará isto.

Há também mais uma coisa: Renascença é repleto de termos em italiano (devido à localidade dos acontecimentos) e possui um glossário no final. Eu, como descendente puro de italianos, gostei muito desse artifício utilizado pelo autor.

E, para finalizar: como fã do jogo, recomendo esta obra e já estou lendo o segundo livro!

Pontos fortes: Ezio é um matador! As descrições das mortes são muito boas.
Pontos fracos: passagens do tempo sem nexo e explicações e o final ficou um pouco fora do contexto.

Avaliação:

Assassin's Creed:

1º livro - Renascença
2º livro - Irmandade
3º livro - A Cruzada Secreta
4º livro - Revelações (ainda não foi lançado)
5º livro - Renegado

16 comentários:

  1. Ganhei os três primeiros livros do Assassin's Creed, mas ainda não comecei a ler. Sempre ficou assistindo meu irmão jogando os jogos do Assassin's, e são muito bons, então imagino que os livros tbm sejam.
    As capas, ao menos, são incríveis *-*

    Abraços.
    vanille-vie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está na hora de ler, Ketelin! E eu nem tenho o que dizer a respeito das capas... são muito bonitas!

      Abraços.

      Excluir
  2. Confesso que não simpatizo muito com o jogo, mas pelo que me parece o livro é ótimo! Todo lugar que eu olho eu vejo ele.. Skoob, blogs, e até no meu facebook ^^' Um amigo meu comprou e eu estou esperando ele terminar para me empresta :D

    Parabéns pela resenha!

    Um abraço,
    Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o livro é bom mesmo, Bruno. Pode ler que eu recomendo! E obrigado pelos elogios!

      Abraço.

      Excluir
  3. Essa série é muito boa mesmo, mas realmente o Renascença não foi dos melhores. Acho que o Oliver Bowden ainda tava meio que pegando o jeito da coisa, pois senti falta de um desenvolvimento maior dos personagens. Por não ter jogado o jogo, não posso dar uma opinião sobre se a estória foi fiel ou não. Mas senti que em algumas partes era como se o autor apenas descrevesse os acontecimentos do jogo, ao invés de realmente desenvolver uma estória em cima daquela situação.
    No segundo livro, Irmandade, há uma melhora significativa no estilo da narrativa, e no terceiro, Cruzada Secreta, aí sim, ele acerta no estilo da escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por ser o primeiro livro da saga, também acredito que o autor ainda estava pegando o fio da meada, Adriano. Existem trechos do livro que são exatamente iguais aos do jogo, o que dá aquela sensação de vazio que eu expliquei ali emcima.
      E, pela sua opinião, espero que os livros só melhorem!

      Abraços.

      Excluir
  4. O primeiro livro desta série é baratinho... Mesada chegando e já sei onde aplicar.. PASSAAAAAAA AQUI SUBMARINOOOOOOOOOO''
    Sua resenha está demais! Parabéns...
    Gosto do jogo de inspiração no livro.
    A capa é muito legal! Abraços
    Passa lá?
    http://coracoesdeneve.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os livros são bem baratos, Gabriel. Não saem por mais de 25 reais! E obrigado por comentar aqui!
      Pode comprar que é um bom investimento...

      Abração.

      Excluir
  5. Como sempre fazendo resenhas completas, que destacam algo interessante no livro. Faz tempo que não venho por aqui. Parabens pela resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios, Solange. O mínimo que o leitor pode esperar das minhas resenhas é sinceridade e comprometimento!

      Beijos e até mais.

      Excluir
  6. Eu ainda preciso ler esses livros, já que o jogo é tão massa.... As tuas resenhas são sempre maravilhosas, sempre me deixam com vontade de ler o livro.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente essa a minha intenção ao fazer resenhas, Kéziah! HAUEHEAHUAHEUHAEHE

      Beijos.

      Excluir
  7. Pois é Vagner, esse livro está na minha estante faz um tempinho,meu marido comprou por causa do jogo, ficou curioso em saber mais sobre a história, mas só pegou no livro quando ele chegou e eu não sinto nem uma vontade de ler, penso seriamente em colocar para troca.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Paty, se você gosta de livros de ação e aventura, Assassin's Creed é uma boa pedida. Caso não goste, aí é melhor você colocar para troca mesmo.

      Beijos!

      Excluir
  8. Bom, li apenas 2 livros obs: 1 em 1 dia, outro em 6 horas, sim o livro e otimo tanto quanto seu enrredo, tem romance, misturado com justiça e uma narração maravilhosa de lutas e detalhes, aprofunda você um pocoa historia deixando curioso, o mas intereçante é que você consegue guarda os nomes e os fatos de tudo narrado no livro afundo até o final.

    fato, odeio ler, e e o primeiro livro que leio e me sinto vidrado paara ver a historia. recomendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem colocado, cara! O livro nos prende do começo ao fim e é impossível não terminar de ler. E espero que a partir de agora você leia cada vez mais!

      Abraços.

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...