25 de jul. de 2013

Res: Assassinato no Expresso do Oriente - Agatha Christie


Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Uma americano é encontrado morto em sua cabina, com doze facadas, e a porta estava trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho de Hercule Poirot para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime. 


Assassinato no Expresso do Oriente foi a minha primeira experiência com algum livro da famosa autora Agatha Christie. E, para variar, acabei indo na pilha de todas as outras pessoas e acabei gostando muito do livro. A história é envolvente e a autora sabe como conduzir perfeitamente os fatos, sem deixar muitas pistas para que o leitor descubra rapidamente quem é o responsável por determinado crime.

Nesse exemplar, o personagem principal é Hercule Poirot, um detetive experiente que está a bordo do Expresso do Oriente quando o bendito trem para devido à uma tempestade de neve. Até esse momento, nada de anormal, mas na manhã seguinte há um passageiro a menos no trem. E adivinhem quem irá investigar o suposto assassinato?

- Eu? Eu suspeito de todo mundo até o último minuto.

Nosso protagonista irá contar com a ajuda de alguns amigos para desvendar os mistérios que rondam esse crime, mas a situação é bem complicada, pois a maioria dos passageiros está mentindo e Poirot não sabe ao certo em quem confiar. Porém, seu caráter firme e sem muitos rodeios irá ser fundamental nessa parte.

Gostei bastante do Poirot e de seu humor irreverente. De jeito simples e hábitos bem comuns, ele nos instiga a realmente pensar sobre cada descoberta feita e a sua real consequência. Já adianto a você, leitor: é preciso prestar atenção aos mínimos detalhes. Eu lia coisas que, aparentemente, eram sem importância, mas que no final acabaram sendo cruciais para o desfecho do caso. É incrível como tudo parece estar entrelaçado quando você chega ao final do livro. Ponto para a autora nesse quesito!

A autora divide o livro em três partes, sendo a primeira delas responsável por nos apresentar os fatos, a segunda os testemunhos (depoimentos) de cada passageiro do trem e a terceira e última parte nos apresenta as reflexões de Poirot e o desfecho final da história. Os capítulos são curtos e a leitura flui naturalmente.

O livro virou um dos meus favoritos. Podem ler que eu recomendo!

Pontos fortes: praticamente impossível identificar com clareza o verdadeiro assassino. Isso só é revelado nos últimos capítulos.
Pontos fracos: se não gosta de mistérios e de crimes difíceis de solucionar, fique longe!

Avaliação final:

24 comentários:

  1. Olá.
    Já li somente um livro da autora...gostei mas eu gosto de ler variadamente.
    Com toda certeza eu indico a autora e o livro,apesar de ter lido somente um eu gostei e muito de sua escrita.

    rsrs amo mistérios e crimes.
    ótima resenha *-*
    Um enorme abraço.
    Tamires C.
    Te espero por lá...
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação que você, Tamires. Esse livro foi o primeiro da Agatha que eu li, mas pretendo partir para outras leituras antes de voltar a ler algo dela. Mesmo assim, recomendo bastante também!

      Abraços.

      Excluir
  2. Este livro é muito bom mesmo, principalmente para quem é fã deste gênero de leitura. Eu como fã, adorei.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Rose. Eu nunca tinha lido nenhum livro da Agatha, mas gostei muito desse aqui!

      Beijos.

      Excluir
  3. Eu queria mesmo ler resenhas sobre os livros da Agatha, para decidir se vali a pena ou não embarcar. Tenho Assassinato no Expresso do Oriente e mais dois livros dela, e depois da sua resenha fiquei com vontade de ler. Adoro mistérios em que as pistas são minuciosas e o caso não é dado de bandeja, mal planejado. Acho que vou fazer desse livro uma das minhas próximas leituras.
    Beijos!
    http://lereaminhapraia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso, Tayane. É incrível como a autora consegue esconder as pistas de um jeito que é quase impossível de decifrar. Depois passe aqui para me dizer o que achou!

      Beijos.

      Excluir
  4. Ainda não me aventurei em ler nenhum livro da tão aclamada Agatha Christie. Sua resenha me deixou bem interessado, adoro uma história repleta de mistério, enigmas e que consiga manter esse clima até as últimas páginas, pelo que parece este livro tem tudo isso.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu demorei para me aventurar e confesso que deveria ter feito isso bem antes, DuLapa. Pode ir sem medo!

      Abraços.

      Excluir
  5. Oi Vagner. Li essa semana esse livro e tive a mesma impressão que a sua, uma leitura ótima. Impossível decifrar quem cometeu o crime. Também foi minha primeira experiência com a autora e gostei muito, já pensando nas próximas histórias com Poirot. Abraço!

    De Frente com os Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não fui o único então, Clóvis! E a Agatha tem o jeito próprio de criar esses mistérios indecifráveis. Vamos para o próximo, portanto!

      Abraços.

      Excluir
  6. Um clássico do Romance Policial. Parabéns pelo post. Abs.

    www.almeidaemprosa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, José Obrigado e passe sempre por aqui! Abraços.

      Excluir
  7. Amo o livro! Já li mais de uma vez e vi adaptações. Amo a Ágatha, então sou suspeita.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois que começa, não tem como parar, Carissa! AEHUHAEUHEAEAHU

      Beijos.

      Excluir
  8. Li este livro já tem um bom tempo, eu adorava os livros da autora e lia sempre que podia. Vou tentar abrir um espaço pra ler outros livros dela pq deu muita saudade das histórias.

    Parabéns pelo blog. Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.

    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pretendo ler outro livro dela em breve, Fernando. Gostei bastante desse e me aguçou a curiosidade por mais. E muito obrigado por seguir o blog. Passe sempre por aqui!

      Abraços.

      Excluir
  9. Ahhhhhh estou doido para começar a ler os livros da Ághata, acho que será um genero que gostarei bastante. Me indica por qual livro começar?

    Já estou seguindo, se puder retribuir...
    Abraçosssssssssssss!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li esse livro da autora e gostei bastante, Filipe. Acho que não terá problema você começar por ele também!

      Abraços.

      Excluir
  10. Gostei muito desse livro, embora ache que a autora tenho outros títulos melhores (recomendo ler Nêmesis). Também escrevo resenhas de livros e filmes então, se quiser visitar, pode acessar o endereço: http://livrosefilmeseusoufa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ler mais a respeito desse livro dela que você falou, Patricia. É uma história do Poirot também?

      Beijos e obrigado por comentar!

      Excluir
  11. Já fazem alguns anos que li este livro, e Agatha Christie. Lembro que este foi o meu primeiro e que me injetou um gás para ler vários outros dela. Ainda que faça tempo, tenho pensado nela, especialmente sobre sua adorável velhinha Miss Marple. Espero fazer uma postagem sobre o que penso em breve, e passo aqui para lhe deixar o link!

    Passe no meu blog assim que der!
    Abraços!
    http://un-cafe-a-clichy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem lê Agatha Christie sempre quer mais, Bruno. Em breve lerei outro livro dela e novamente postarei resenha. E, por favor, deixe o link quando você publicar a sua opinião.

      Abraços!

      Excluir
  12. Cartas na Mesa e A Casa do Penhasco já leu?

    ResponderExcluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...