22 de set. de 2013

Resenha: Inferno - Dan Brown

Título: Inferno
Original: Inferno
Série: Robert Langdon #04
Autor: Dan Brown
Páginas: 448
Editora: Arqueiro (maio de 2013)

Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Robert Langdon está de volta em mais um eletrizante livro do aclamado autor Dan Brown. Seguindo a mesma linha dos títulos anteriores, somos apresentados à uma narrativa detalhista no que se refere aos cenários e acelerada no que se refere às partes de ação. Facilmente o leitor se pegará folhando páginas e mais páginas para tentar descobrir o que está acontecendo em tal perseguição ou momento de perigo.

Após acordar dentro de um hospital e não ter a menor ideia do que aconteceu com ele, Robert Langdon começa a desconfiar que alguém está lhe perseguindo e tentando até mesmo matá-lo. Felizmente, nosso protagonista contará com a ajuda da médica Sienna Brooks para fugir e descobrir o que se passou nas últimas 36 horas da sua vida.

A trama concentra-se na Itália durante boa parte do livro, onde Robert visitará vários lugares conhecidos a fim de descobrir o significado de um estranho objeto encontrado no seu paletó. Gosto muito das descrições locais feitas pelo Dan Brown e sempre me imagino visitando os lugares de seus livros. Um dia, quem sabe...


Inferno remete claramente à obra Divina Comédia do artista Dante Alighieri e seus desdobramentos, onde a pessoa que comete pecados deve sofrer muito para ter a chance de chegar ao Paraíso, e é focando exatamente nisso que o protagonista descobrirá os mistérios que o cercam desde que acordou com amnésia.

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.

Gostei bastante desse livro do Dan Brown. Fui premiado, além de uma boa narrativa, com um debate muito interessante a respeito do crescimento populacional desacelerado e suas implicações para o futuro da humanidade. Saliento aqui que esse é o tema central de todo o livro e foi muito bem explorado, por sinal.

O único ponto negativo (que para mim não é tão influente assim) é o fato do autor utilizar praticamente a MESMA coisa dos seus outros livros: somente Langdon resolve os problemas, existem sempre perseguições frenéticas, entre outras. Eu não chego a considerar isso ruim, mas aqueles que nunca gostaram das histórias do Dan Brown não irão mudar a sua opinião com esse livro.

Mesmo assim, fica a dica de uma boa leitura. Até a próxima!

Pontos fortes: tema interessante e narrativa frenética.
Pontos fracos: se você não gostou dos livros anteriores de Dan Brown, não irá gostar deste.

Avaliação final:

62 comentários:

  1. Gosto bastante do Anjos e Demônios e do Código da Vinci mas por outro lago não curti O Simbolo Perdido, então estava bastante desanimada em relação a esse lançamento. Sua resenha me animou a lê-lo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dan Brown se ama ou se odeia, Thalita! HAUEHAEUHUAEH
      Espero que goste desse livro. Beijos.

      Excluir
    2. O Simbolo Perdido foi o meu preferido :)

      Excluir
    3. Eu gostei d'O Símbolo Perdido, apesar de achar O Código da Vinci o melhor livro dele, disparado na frente dos outros.

      Excluir
  2. Adoro os livros do autor, e quero muito ler este também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada do Dan Brown. Acho que vou começar por esse. :)

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/ ( se puder segue lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comece por esse e depois passe aqui para me dizer o que achou, Bell!

      Beijos.

      Excluir
  4. Oie...
    Tudo bom?
    Eu AMO Dan Brown... O livro Inferno ainda não li... mas ansiosa... parabéns pela resenha.....
    Adorei seu blog... Já estou seguindo...
    Depois dá uma passadinha no meu cantinho para conhecer e se puder segui-lo ficarei muito grata...
    Beijos

    Relíquias da Lylu =D
    http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos dois que gostam de Dan Brown, Luciana! Depois que ler, passe aqui e me diga o que achou!

      Até a próxima. Beijos.

      Excluir
  5. Livrooo TOp do Dan brown.. gosto muito da sua escrita e seus livros nos fazer imergir mesmo no mundo que ele cria...

    TOPPP resenhas...
    abraços

    Coments respondido ..
    http://www.tematoa.com/2013/10/girando-no-mundo-toa-outubro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos segredos de Dan Brown, Guilherme!

      Valeu por comentar e até a próxima. Abraços!

      Excluir
  6. A maneira como Dan Brown aborda o crescimento super populacional é maravilhosa. Já li todos os livros dele e sou fã da sua escrita, de sua forma de criar uma história de ficção contendo vários elementos históricos-culturais que são autênticos.
    Abraços.

    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o diferencial do Dan Brown e é o que me faz querer sempre ler os livros dele.
      Abraços!

      Excluir
  7. Amo os livros do Dan Brown, e acho que com este não vai ser diferente, estou bastante ansiosa !! Beijos !!!

    Apaixonada por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode investir que eu acho que você irá gostar, Mariane! Beijos.

      Excluir
  8. Eu não li nenhum livro do autor ainda então não tenho uma opinião formada sobre, mas tenho curiosidade de viajar em suas obras porque todos dizem que as descrições de lugares e obras são muito boas e acho maravilhoso um autor no levar para um lugar desconhecido com tanta maestria para fazer a gente pensar que está no local. Quando esse livro ficar um pouco mais em conta vou ler rsrs
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já está na hora de ler algum livro dele, Raquel. Acredito que você não se arrependerá nem um pouco!

      Abraços.

      Excluir
  9. eai, Vagner :)
    Ja li algo sobre o Dan e esse me chamou super atenção! Está até na minha lista de compras... Curti demais seu blog, layout, estilo das resenhas, etc... Seguindo, sucesso :D

    Abraços,
    www.ps-carpediem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode comprar sem medo, Diego, e obrigado por todos os elogios ao blog. Espero que passe por aqui muitas vezes e deixe sua opinião.

      Abraços!

      Excluir
  10. Olha Vagner, confesso que o Dan já está enchendo o meu pacova, ele tem uns livros interessantes, li todos menos Inferno e Fortaleza Digital, o último que eu li agora foi o Ponto de Impacto, que foi um dos livros mais chatos e cansativos que eu já li, com um tema que eu achei que seria interessante foi uma catástrofe, odiei. Além de que todos os livros dele tem o mesmo enredo, só muda o tópico de pesquisa.
    Tem post novo lá no blog passa lá.
    j-a-santos.blogspot.com.br
    Aproveita e curte a página do meu livro, please
    https://www.facebook.com/Criaturassombriasofficial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com Dan Brown é assim mesmo: ou você ama ou odeia. Eu gostei da grande maioria dos livros dele e recomendo bastante.
      Obrigado por deixar um comentário e passe sempre por aqui!

      Abraços.

      Excluir
  11. Depois de um longa jornada sem aparecer por aqui (desculpe por isso) eu entro e já dou de cara com uma resenha do livro do Dan? É de deixar qualquer fã feliz Vagner :)
    Eu, particularmente, adoro os livro do Dan mesmo eles, ás vezes, chegando a ser cansativos de se ler.
    Muito já se falou sobre esse lançamento do autor, mas eu não fiz a mínima questão de ler as resenhas na blogsfera. Queria me surpreender com o enredo sem ter uma imagem preconcebida do enredo, mas não resisti. Precisava ler a sua resenha, parceiro, até porque você escreve muuuuuuuuuuuiito bem. Aceite os meus elogios sinceros.
    A sua resenha está espetacular parceiro. Só isso que eu tenho a dizer. E muito bem salientado o ponto na resenha que se você na gosta de como o enredo dos livros do Dan é fluído não vai se surpreender ou mudar de opinião nesse novo.
    Espero, assim que possível, me jogar de cabeça na leitura de Inferno.
    Abraços, parceiro.

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHSUHSAHASUHASH
      Obrigado por todos esses elogios, Bruno! E tente se jogar de cabeça em algum livro do Dan Brown. Eu gostei bastante e até hoje leio livros dele!

      Abração e até a próxima!

      Excluir
  12. Seguindo o blog, ficaria muito feliz se pudesse retribuir...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Este é um dos piores livros de Brown. Repetitivo, cansativo, descreve demais os monumentos como igrejas, museus e basílicas, um verdadeiro SACO!
    Não comprem se já leram os livros anteriores do autor. Estou desde julho tentando, mas tá difícil, parei na página 268 e creio que não vou conseguir terminar esta porcaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, esse é justamente o estilo do autor, Valquiria: descrever bem os cenários e utilizar uma narrativa cheia de ação e fugas descontroladas. Confesso que os livros do Dan Brown são um pouco parecidos entre si, mas eu gostei de quase todos eles até o momento, pois o estilo dele me atrai e sempre me mantém preso à leitura.

      Excluir
  14. PS: repetitivo, parece que estou lendo Anjos e Demônios e Código da Vinci. Fora o cansaço, que DECEPÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, pelo visto você não gostou nem um pouco do livro, Valquiria! rsrs

      Excluir
    2. Também achei.... agora estou lendo pulando páginas prá ver se termina de uma vez, faço uma leitura dinâmica para não perder toda a história e saber das artes, mas aquela história de ficar fugindo, fugindo, se escondendo. Cara... que chato isso.

      Excluir
    3. Esse é o estilo do Dan Brown, nunca fugiu disso e provavelmente sempre será assim com os livros do Robert Langdon.

      Excluir
  15. Não conheço muito da obra de Dan brown vi os filmes e tambem li fortaleza digital que na minha opinião e um livro de fácil envolvimento e com enredo sempre pronto a lhe surpreender nunca tive outra oportunidade de ler outro livro do autor mais gostei bastante de sua resenha e acho que essa sera uma boa oportunidade de conhecer mais sobre o universo que o autor explora em suas obras .
    valeu ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O autor tem diversas obras interessantes, Wictor. Te recomendo ler "O Código da Vinci". Para mim, é um dos melhores livros lançados até hoje e certamente te envolverá da mesma maneira que me envolveu.

      Grande abraço!

      Excluir
  16. Esse livro é muito bom, levei apenas cinco dias para ler por completo (fiquei muito empolgado), passava o dia todo lendo, os dois últimos dias faltei até a faculdade. O que mais gostei é sobre o livro contar o que realmente está acontecendo no nosso planeta e o dom de raciocínio de Robert e Sienna. Hoje estou fazendo um trabalho para faculdade sobre esse maravilhoso livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, faltou à faculdade para ficar lendo o livro? Aí já é demais! ASAHUEHUASH

      Esse tópico de falar sobre o crescimento populacional e suas consequências encaixou-se muito bem no enredo do livro, tanto é que estamos aqui agora discutindo sobre ele e você mesmo está fazendo um trabalho da faculdade a respeito.

      Enfim, obrigado por comentar. Abração!

      Excluir
  17. Sempre quis comprar esse livro :3
    Minha mãe me perguntou se eu queria um ovo de pascoa... falei pra ela que preferiria um livro (q no entanto vale mais que chocolate), comecei a ler ontem mesmo, e estou amando cada capítulo.
    Me apaixonei pelas obras de Dan Brown desde que li O Código Da Vinci, sou apaixonada por livros que prendem o leitor a cada página, acada frase... Sem falar que adoro o D'Vinci kkkkkk' O livro me prendeu a cada pagina lida :3
    Em todos os trabalhos de português que temos q fazer uma resenha de seu livro preferido e falar um pouco sobre o Autor, me Orgulho em fazer sobre Dan Brown <3
    Não questiono que ele seja o autor de suspense mais popular da atualidade... Não é só pq ele tem 150 milhões de exemplares vendidos em todo Brasil, mas sim pq ele sabe escrever cada palavra, cada frase e cada página com precisão :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você falou muitas verdade, Valleria. Para começar, livros são muito melhores que ovos de chocolate! ASHUSAHSAHUHSA
      Quanto ao Dan Brown, realmente gosto do Código da Vinci, para mim é o melhor livro dele e também foi o primeiro que eu li e depois não parei mais.

      Enfim, todo mundo deveria ler um pouquinho desse autor. Abraço!

      Excluir
  18. Li o livro em apenas 5 dias! Simplesmente não conseguia parar de ler! Foi o primeiro livro que li dele, e achei a historia super envolvente e eletrizante! Vale super apena ler Inferno! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem está lendo alguma obra do Dan Brown pela primeira vez, é um prato e tanto. Que bom que gostou do livro. Passe mais vezes por aqui!

      Excluir
  19. Sou suspeita pra falar, porque adoro o estilo de Dan Brown. Apesar de ter gostado de Inferno e ter achado o final corajoso e audacioso, meu livro predileto ainda é Anjos e Demônios. =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu preferido é O Código da Vinci, livro top do Dan Brown, acima de todos os outros, mas acredito que a maioria dos livros dele seja boa.

      Excluir
  20. Acabei de ler Anjos e Demônios confesso que empaquei um pouco até o meio do livro , depois a narrativa fica mais rápida ai sim eu li em dois dias , agora vou começar a ler Inferno espero gostar .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O final normalmente é mais acelerado e intrigante, Patricia. Te aconselho a ler O Código da Vinci também, é muito bom!

      Excluir
  21. Eu adoro os livros de Dan Brown! rsrsrs. São interessantes e super eletrizantes P.S.: claro! Sempre vai ter aqueles pontos em que se fala um titinho a mais sobre o lugar o cenário e etc. Mas mesmo assim é ótimo, estou perto de terminar de ler Inferno está maravilhoso a leitura e o que é mais impressionante é como você se debruça-lhe no mundo extremamente ( para alguns) fora do seu contexto de vida. P.S.: Recomendo de todo o meu coração que leiam os 4 livros de Dan Brown, para mim falta ler Anjos e Demônios ( já vi o filme ), também digo aqueles que para na leitura por achar que determinada parte é chata ou cansativa, que façam um esforçinho e leiam com bastante atenção, pós é nessas partes que são mais importantes. Só para reforça o meu livro predileta não só como de Dan Brown ou como da série de Robert Langdon, é O Código Da Vinci, para mim é extraordinariamente talento, bem escrito amei e recomendo. Fique uma vez na parte que estava na mansão de Sir Leigh Teabing li ela a noite inteira pós eu a considero uma das melhores partes do livro, nem dormi ( Ah nen precisei da ajuda da cafeína rsrsrs).
    Abraço! Adorei seu blog. tchau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre gostei muito dos livros dele também, Elton! Leia 'Anjos e Demônios' o quanto antes, é ainda melhor que o filme. Já 'O Código da Vinci' é uma obra-prima, pra mim é o melhor livro dele disparado. Foi o primeiro que li do autor e depois não parei mais! Abração e passe sempre por aqui.

      Excluir
    2. Já li Anjos e demônios, é ótimo, ah também foi o primeiro livro do autor que eu li foi O Código Da Vinci! abraço, tchau.

      Excluir
    3. Se eu não me engano O Código Da Vinci foi o primeiro livro que ele lançou, né? Deve ser por isso que tanta gente leu... hahaha

      Excluir
    4. Olá, olha se você estiver se referindo-se a série de Robert Langdon, esta enganado este livro foi publicado em 2003 e é o segundo livro da série de Robert Langdon, o primeiro foi Anjos e demônios, lançado em 2000 e o filme feito em 2009 , O Código Da Vinci em 2003 e filme 2006 o Símbolo Perdido em 2009, estava gravando o filme mais cancelaram para gravar Inferno publicado em 2013, ainda tem Fortaleza Digital primeiro livro de Dan Brown 1998, e Ponto De Impacto 1999. Ah! Não é por causa que seria ou não o primeiro livro que ele lançou que tanta gente leu, é porque é bom mesmo!

      Excluir
    5. Devo ter me confundido mesmo, obrigado por esclarecer. Enfim, não importa a ordem, os livros são bons, isso é o que conta! haha

      Excluir
  22. Engraçado esse comentário, se foi você mesmo que disse: " Deve ser por isso que tanta gente leu... hahaha", desmoraliza e depois vem da uma de moralista, se toca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não entendi a parte da desmoralização, mas ok. Eu inverti a ordem de lançamento e você me corrigiu, ou eu perdi alguma coisa ali no meio?

      Excluir
  23. Meu livro preferido da série Robert Langdon u.u
    Aconselhou a todos que leiam, pois é fascinante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu mais gosto dele é "O Código da Vinci", não conseguia piscar o olho de tão bom!!

      Excluir
  24. Eu comprei Inferno de Dan Brown em uma promoção nas Americanas e, como já tinha lido O Código da Vinci e O Simbolo Perdido, sabia que não iria me arrepender. De fato, a história é frenética e muito boa! Ela segue o mesmo esquema dos outros livros com Robert Langdon, o professor que resolve todos os problemas enquanto é perseguido pelo resto do mundo, mas a história consegue te prender até o fim!
    No site Gnomo da Estante (http://gnomodaestante.blogspot.com) você pode conferir as notícias mais atuais sobre Dan Brown e as novidades do filme que estão fazendo desse livro. Vale a pena passar de lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a mesma fórmula que estamos acostumados. Se a pessoa gostar, é tiro certo. Se não gostar da fórmula, é provável que não curta muito o livro. Eu gostei! o/

      Excluir
  25. Amo todos os livros de Dan Brown, mas O Código é inesquecível! Estou começando a ler Inferno agora e já me encantei com a ligação com o Inferno de Dante... Genial!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito dos livros dele, a fórmula é sempre a mesma, mas eu curto demais, leio tudo numa botada só! hahaha

      Excluir
  26. Achei um dos piores livros de Brown, sendo cansativo e repetitivo. O autor há livros bons (nenhuma obra prima), e outros razoáveis (li todos), mas esse ficou ruim. Não me empolgou como outros títulos dele. Minha sensação era de querer acabar logo a leitura e passar para o próximo livro da minha fila de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para completar, acabei de ver o filme e, como esperado, tem final e detalhes diferentes.

      Excluir
    2. Ah, eu gostei bastante da leitura, é o mesmo de sempre, mas eu curto.

      Excluir
    3. Ainda não assisti ao filme para comparar, pretendo fazer isso em breve!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...