22 de set de 2013

Resenha: Inferno - Dan Brown

Título: Inferno
Original: Inferno
Série: Robert Langdon #04
Autor: Dan Brown
Páginas: 448
Editora: Arqueiro (maio de 2013)

Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Robert Langdon está de volta em mais um eletrizante livro do aclamado autor Dan Brown. Seguindo a mesma linha dos títulos anteriores, somos apresentados à uma narrativa detalhista no que se refere aos cenários e acelerada no que se refere às partes de ação. Facilmente o leitor se pegará folhando páginas e mais páginas para tentar descobrir o que está acontecendo em tal perseguição ou momento de perigo.

Após acordar dentro de um hospital e não ter a menor ideia do que aconteceu com ele, Robert Langdon começa a desconfiar que alguém está lhe perseguindo e tentando até mesmo matá-lo. Felizmente, nosso protagonista contará com a ajuda da médica Sienna Brooks para fugir e descobrir o que se passou nas últimas 36 horas da sua vida.

A trama concentra-se na Itália durante boa parte do livro, onde Robert visitará vários lugares conhecidos a fim de descobrir o significado de um estranho objeto encontrado no seu paletó. Gosto muito das descrições locais feitas pelo Dan Brown e sempre me imagino visitando os lugares de seus livros. Um dia, quem sabe...


Inferno remete claramente à obra Divina Comédia do artista Dante Alighieri e seus desdobramentos, onde a pessoa que comete pecados deve sofrer muito para ter a chance de chegar ao Paraíso, e é focando exatamente nisso que o protagonista descobrirá os mistérios que o cercam desde que acordou com amnésia.

Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral.

Gostei bastante desse livro do Dan Brown. Fui premiado, além de uma boa narrativa, com um debate muito interessante a respeito do crescimento populacional desacelerado e suas implicações para o futuro da humanidade. Saliento aqui que esse é o tema central de todo o livro e foi muito bem explorado, por sinal.

O único ponto negativo (que para mim não é tão influente assim) é o fato do autor utilizar praticamente a MESMA coisa dos seus outros livros: somente Langdon resolve os problemas, existem sempre perseguições frenéticas, entre outras. Eu não chego a considerar isso ruim, mas aqueles que nunca gostaram das histórias do Dan Brown não irão mudar a sua opinião com esse livro.

Mesmo assim, fica a dica de uma boa leitura. Até a próxima!

Pontos fortes: tema interessante e narrativa frenética.
Pontos fracos: se você não gostou dos livros anteriores de Dan Brown, não irá gostar deste.

Avaliação final:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...