8 de set de 2014

Resenha: Coração de Aço - Brandon Sanderson

Título: Coração de Aço
Original: Steelheart
Série: Executores/The Reckoners #1
Autor: Brandon Sanderson
Páginas: 384
Editora: Aleph (novembro de 2016)

Sinopse: Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império. Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

Coração de Aço é o 1º livro da trilogia Executores, escrita pelo autor Brandon Sanderson. A Aleph publicou a obra em novembro de 2016, mas essa resenha foi feita a partir da versão americana.

Como vocês leram na sinopse acima, David é o personagem principal da trama e passou por situações difíceis até chegar aos seus 18 anos, quando é "expulso" da fábrica onde trabalha. Desde os 8 anos, quando Coração de Aço, um dos Épicos (pessoas comuns que passaram a ter poderes variados após um evento conhecido como Calamidade) mais poderosos existentes, assumiu o poder na cidade de Newcago e ainda por cima matou um familiar do protagonista, David estuda-o para saber as suas fraquezas e um dia ser capaz de matá-lo.


E é na cidade de Newcago, totalmente coberta por aço do chão até o mais alto dos prédios e agora dominada por Coração de Aço, que David encontra um grupo de pessoas especializada em matar Épicos. Os Executores são pessoas normais que se juntaram a fim de destruir todo e qualquer Épico que aparecer no caminho. Utilizando-se de tecnologia e armamentos especiais, eles traçam planos para aproveitar-se da fraquezas dos supervilões e aniquilá-los. Essa "gangue" é formada por Prof, Megan, Abraham, Tia e Cody, membros totalmente diferentes entre si e com habilidades específicas que os tornam fundamentais no andamento das missões.

É muito legal ver a evolução do David ao longo do livro e perceber que todos aqueles anos que ele passou estudante sobre os Épicos o tornaram uma pessoa especialista em detectar pontos fortes e fracos no inimigo, sendo isso o ponto principal para que fosse recrutado pelos Executores, além, é claro, do seu desejo de vingança. Além de David, todos os personagens foram bem utilizados, principalmente David e Prof, os quais guardam várias surpresas para quem se aventurar nessa obra.



Quanto aos diversos vilões da trama, é incrível a diversidade de poderes e habilidades de cada um. Alguns, como Punho da Noite, o responsável pela escuridão eterna em Newcago, podem controlar e criar sombras noturnas para enfrentar seus inimigos. Outros, como Tormenta de Fogo, podem criar ilusões, e Confluência, capaz de controlar energia. Esses e vários outros lhes serão apresentados e todos possuem o seu grau de importância no enredo.

Todo capítulo é elétrico, intenso, tem alguma coisa importante acontecendo, é difícil demais parar de ler quando a narrativa segue esse estilo. Já terminava um capítulo sabendo que no próximo tinha mais, aí não havia o que fazer, era tentar descobrir o que aconteceria o mais rápido possível! Esse livro é um típico blockbuster americano, com cenas de ação e humor a todo o momento, mantendo a atenção do leitor sempre em um nível elevado.

O final é totalmente fora de série e, digamos assim, bem inesperado. Muitas revelações são feitas, coisas que eu nem imaginava ao longo do livro e que só ao final fizeram-me realmente perceber como eu havia deixado passar bastante coisa. Só tenho uma coisa a dizer sobre esse livro: LEIAM O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL! O inglês do Brandon é muito tranquilo de se entender e não há muita gíria. Diversão garantida durante toda a leitura, podem confiar!

Avaliação final:


The Reckoners:
Livro 1 - Coração de Aço
Livro 1.5 - Mitosis
Livro 2 - Tormenta de Fogo
Livro 3 - Calamidade

10 comentários:

  1. Acho que vou gostar desse livro. Não vejo a hora de ler. Amei a resenha. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vai, Cassy. Leitura rápida e extremamente prazerosa!

      Excluir
  2. Inesperado é a palavra para esse final, se bem que chocante também caberia perfeitamente! Não achei que fosse, mas fiquei de queixo caído na hora das revelações. XD E eu achando que era outra pessoa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASUHHASUHUASHUHSA

      Brandinho e suas revelações depois dos 60%, sempre assim!

      Excluir
  3. Você trocou a sinopse do livro? a antiga deixava o livro muito mais interessante.

    Anyway, ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troquei para a sinopse oficial da editora, Lucas.

      Valeu pelo comentário, bom final de ano!

      Excluir
    2. Eu sei que e um tanto que estranho, mas poderia me passar a sinopse anterior? é que eu queria recomendar para uma amiga, e ela julga o livro pela sinopse, e ela não foi com a cara dessa. A outra que era contada em primeira pessoa dava um impacto no leitor (ao menos deu em mim) o deixando curioso.
      Mas se você não tiver mais tudo bem.

      Aliás, o seu blog é muito bom, estou lendo o olho do mundo por causa da resenha daqui.

      Excluir
    3. Bah, eu não tenho mais ela, Lucas, mas lembro que só fiz uma tradução literal da versão em inglês para português, nada além disso. haha

      Torcendo para que você consiga convencê-la!

      Valeu pelo elogio, sempre bom ler isso, que a fantasia continue se espalhando para outros cantos do Brasil. o/

      Excluir
  4. A trilogia já foi finalizada nos EUA? Por que está com livro 1 e 1.5?
    Espero que o segundo livro não demore a ser lançado em pt-br...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi finalizada em 2016!

      O livro 1.5, Mitosis, é tipo um extra, tem apenas 20 páginas e se passa logo após o final do 1º livro.

      Abraço!

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...