17 de out de 2015

Resenha: Guerreiros da Tempestade - Bernard Cornwell

Título: Guerreiros da Tempestade
Original: Warriors of the Storm
Série: Crônicas Saxônicas/Saxon Stories #9
Autor: Bernard Cornwell
Páginas: 350
Editora: Record (8 de agosto de 2016)

Sinopse: Filhos do falecido rei Alfredo, Eduardo e Æthelflaed já dominam a maior parte do território saxão. Seus exércitos conquistam e garantem a soberania por onde passam. Mas isso não impede que os incansáveis nórdicos realizem constantes ataques aos seus reinos. Uhtred de Bebbanburg comanda a guarnição do burh de Ceaster, uma poderosa fortaleza no norte da Mércia construída pelos romanos. O poder da senhora Æthelflaed na região se expande, o que atrai olhos cobiçosos. Ragnall, o Cruel, reúne forças irlandesas e nórdicas no maior exército que jamais ameaçou o universo saxão. Com isso, a solução de Æthelflaed é colocar suas forças no interior de Ceaster para resistir aos ataques inimigos. Porém, quem será capaz de manter Uhtred entre as paredes de um burh quando sua filha, casada com Sigtryggr, irmão e inimigo de Ragnall, é colocada em perigo? Na luta entre deveres familiares e lealdade aos seus guerreiros, entre ambições pessoais e compromissos políticos, não há um caminho fácil. Mas um homem com a coragem de um verdadeiro guerreiro é capaz de trilhá-lo. Este homem é Uhtred, e este momento é decisivo para seu destino.

Essa resenha contém spoilers dos livros anteriores.

Como já é de praxe, no momento em que o autor Bernard Cornwell lança um livro novo das Crônicas Saxônicas/Saxon Stories eu já vou correndo atrás e tento ler o mais cedo possível, já que essa é minha série favorita e Uhtred de Bebbanburg é o personagem que mais gosto. O único problema depois disso tudo é ter que esperar mais um ano pela sequência, mas faz parte. hahaha

Depois de defender a fortaleza de Ceaster contra os ataques dos noruegueses liderados por Sigtryggr no final do volume anterior (O Trono Vazio), Uhtred e seus guerreiros têm uma nova ameaça à frente: o irmão de Sigtryggr, Ragnall Ivarson, um viking poderoso e que comanda única e simplesmente pelo medo (Kjartan 2), pronto para saquear as terras da Mércia e atrapalhar o sonho do já falecido Alfredo de juntar os reinos existentes e formar a Inglaterra que ele tanto queria.

Drakkar at night, by joaomachay
“Ragnall Ivarson. Eu nunca me encontrei com ele, mas eu o conhecia. Sabia de sua reputação. Nenhum homem navegava melhor um navio, nenhum homem lutava mais ferozmente, nenhum homem causava mais terror. Ele era um selvagem, um pirata, um rei de lugar nenhum.”

Velhos conhecidos aparecem e temos alguns dos seus destinos selados. Pessoas que eu nem lembrava direito onde estavam e o que faziam, mas que entraram no caminho de Uhtred por bem ou por mal e o nosso saxão terá negócios para resolver. Negócios sangrentos, digamos assim.

As descrições das paredes de escudos estão fenomenais, como sempre, e foi exatamente nesse quesito tão importante que o autor apostou para retomar a excelente narrativa do 7º livro, O Guerreiro Pagão. Narrativa essa que acabou se perdendo um pouquinho no seguinte, que acabou não sendo um dos melhores volumes da série. Warriors of the Storm não tem esse problema e os leitores podem ficar tranquilos quanto a isso, já que a carnificina rola solta e desenfreada por aqui.

Schiltrom, por xenos60
“Trinta passos, vinte, e você pode ver os olhos dos homens que tentarão te matar, e ver as pontas das lanças, e o instinto te diz para parar, apertar os escudos. Nós nos contraímos durante a batalha, o medo enterra suas garras em nós, o tempo parece parar, há silêncio mesmo que milhares de homens gritem, e naquele momento, quando o terror ataca o coração como uma besta enjaulada, nós devemos nos jogar para dentro daquele horror. Porque o inimigo sente o mesmo. E você veio matá-lo. Você é o demônio dos seus pesadelos."

Tive algumas sensações nostálgicas durante a leitura, relembrando bastante do Uhtred lá dos 2-3 primeiros livros, que desobedecia todo mundo e fazia o que bem entendia. Dessa vez, novas ordens não são cumpridas e elas acabam trazendo algumas consequências. Tudo pela família, diga-se de passagem. Só que dessa vez Uhtred é um senhor da guerra, experiente, com reputação a mente, com pessoas a seu serviço e que dependem da sua palavra, e qualquer ameaça à sua família, por menor que seja, é considerada um ultraje sem precedentes e não deve jamais ser ignorada.

“Eu o faria gritar e assistiria enquanto sangrava, cortaria sua carne fresca em pedaços antes de me preocupar com Æthelflaed. Isso era pela família. Isso era por vingança.”

Outro que é sempre bom ver por perto é Finan, que Uhtred conheceu há muito tempo no período em que era escravo. O irlandês é um lutador exímio e deixará sua marca em combates singulares.

Um dos pontos importantes a se destacar é a grande evolução de Uhtred ao longo de toda a série. Agora mais velho, com quase 60 anos, ele não tem o mesmo físico de antes e não tem como ser o primeiro cara a pular uma muralha, é mais lento que muitos dos seus adversários, mas compensa os seus defeitos com a sua experiência de anos na primeira linha das paredes de escudos dos saxões.

Uhtred, por Yago Oliveira

Muitos por aí dizem que ele é apenas um personagem com a profundidade de uma poça d’água, mas enganam-se ao não notar que as suas preocupações ao longo dos livros mudam constantemente, além de ter sempre aquela questão de gostar mais dos dinamarqueses do que dos próprios saxões.

As piadinhas com os padres continuam e são sempre hilárias, disso o leitor jamais poderá reclamar.

“Você é cristão?”     “Mas é claro!”     “Você acredita em milagres?” eu perguntei, e ele concordou. “Então é melhor você pegar os seus cinco pães e dois peixes,” continuei, “e rezar para que o seu deus miserável providencie o resto.”

Repleto daquele humor irreverente e das batalhas que tanto amamos ver nos livros de Bernard Cornwell, Warriors of the Storm é leitura obrigatória para todos os fãs das Crônicas Saxônicas e deve ser feita o quanto antes. O destino é inexorável, diriam alguns, e Uhtred parece estar se aproximando cada vez mais de Bebbanburg, a fortaleza na Nortúmbria que é sua por direito.

A edição brasileira do nono livro da série só deve chegar ao Brasil no 2º semestre de 2016, mas até lá temos o seriado baseado na série e que a BBC está produzindo. Intitulado The Last Kingdom, iniciou-se em 10 de outubro. Recomendo fortemente que todos vocês assistam o quanto antes!

Avaliação final:

Crônicas Saxônicas:

1º livro - O Último Reino
5º livro - Terra em Chamas
6º livro - Morte dos Reis
7º livro - O Guerreiro Pagão
8º livro - O Trono Vazio
9º livro - Guerreiros da Tempestade
10º livro - O Portador do Fogo
...

34 comentários:

  1. Não tem jeito, tenho urgentemente que iniciar esta série que, não sei porque, estou adiando faz um tempão para iniciar ! A cada dia que passa estou mais convencido que depois de ler o primeiro livro da saga irei me arrepender amargamente por não ter lido antes, pois toas as resenhas que leio falam super bem de todos livros da série !

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já deveria ter começado, Maurilei! hauhuahuahah

      Acho que tu irá gostar, principalmente se for fã de batalhas.

      Abraços!

      Excluir
    2. Você não vai se arrepender =))

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum dessa saga, mas depois que assisti o primeira episódio da série fiquei com muita vontade de começar! Aliás, você também tem influência nisso, sempre fala tão bem do Cornwell que estou com as expectativas lá em cima hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mesmo, Rafael, a chance de tu se arrepender é praticamente 0. E Cornwell é foda pra caramba, o melhor autor quando se fala em batalhas, pode confiar.

      Abraço!

      Excluir
  3. Viva,

    Meu deus cada vez que venho aqui me lembro que tenho esses livros no Kobo para ler, mas realmente quando temos parcerias com editoras nem tudo é bom, temos que dar prioridade a esses livros, caso contrario já tinha lido muitos desta serie que gosto muito....nem li ainda o 3º volume do Scott Lynch que tenho tambem no Kobo...vergonha rsrs

    Mas Cornwell é sem duvida um grande escritor :)

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que ler mesmo, Fiacha, essa série é sensacional, uma das melhores que já li/estou lendo!! E os livros do Scott Lynch são muito bons também, pena que o 4º ainda não saiu.

      Abração e até mais!

      Excluir
  4. Comprei de presente o livro para o meu irmao do Bernard Cornwell Warrios of The Storm e ele esta gostando muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Samantha, espero que ele tenha gostado dos outros livros da série também!! Bom final de semana.

      Excluir
    2. Ta em portugues? onde comprou? Quero muito ler Warriors of the Storm, muito ruim esperar pra ler o ultimo livro da saga

      Excluir
    3. É a versão em inglês mesmo, cesarfr, li no meu Kindle. E esse não é o último livro da saga, só pra constar. O Cornwell pretende escrever pelo menos 12.

      Excluir
  5. Tem previsão do lançamento em portugues ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será lançado no 2° semestre de 2016 aqui no Brasil.

      Excluir
  6. Sabem informar se já tem em português para baixar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só em inglês, Tiago, a versão em português deve ser lançada aqui no Brasil somente no 2º semestre de 2016.

      Excluir
  7. Lembro que depois do primeiro episódio de série fui atrás do livros...cheguei a ler 2 livros em 1 semana...o cavaleiro da morte e meu preferido...em 2 meses eu já tinha terminado o trono vázio. Não estava lendo estava devorando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são muito dinâmicos, rápidos de se ler, sem contar que tem no máximo umas 400 páginas. Eu li os 6 primeiros em 1 mês, não conseguia parar. hauhauhuaha

      Abraços!

      Excluir
  8. Esperando que saia logo a versão em portugues.

    ResponderExcluir
  9. Leio um livro por ano a uns 8 anos e fiquei decepcionado com a série de tv que além de não retratar as batalhas de maneira fiel, simplesmente pulou no tempo deixando de lado muita coisa boa da história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparando com os livros, o seriado é bem fraquinho mesmo. Enfim, pelo menos temos a obra do Cornwell para nos alegrar! o/

      Excluir
  10. Nada ainda sobre datas pro livro aqui no BR?? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, mas acredito que saia só no 2º semestre desse ano.

      Excluir
  11. Estou adorando "O Trono Vazio". Filho de Uhtred narrando o prólogo. Uhtred rei da Mércia. A busca por Cuspe de Gelo. E o grande Uhtred cada vez mais irônico com o Deus pregado, sendo batizado pela 3ª vez!! Sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Trono Vazio tem ótimos momentos, principalmente o witan, quando dei muita risada com o que o Uhtred aprontou. hauhauhuah

      Acho que você gostará muito do 9º livro! ;)

      Excluir
  12. Alguém tem o epub? Tenho uma versão mas a tradução não está boa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não foi lançado no Brasil, Leonardo, por isso você não acha o epub em lugar nenhum. Deve estar disponível em agosto.

      Excluir
  13. Acabei de ler "Guerreiros da Tempestade". Adoro a saga, mas já se vão dez livros (o décimo em inglês ainda) gostaria mesmo que Uhtred avançasse no seu objetivo principal, que é recuperar Bebbanburg. E tenho a impressão que os livros estão ficando cada vez mais curtos, e poucas coisas importantes acontecendo. Algumas coisas estão ficando "batidas" já. Mas isso não faz me gostar menos da série, seguirei até o final, mas que não seja longa demais igual Sharpe, que inclusive desisti de ler justamente por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito, e espero, que no 10º livro ele realmente foque na conquista de Bebbanburg, já que todos os fãs estão esperando por isso há bastante tempo. Acho que ele fará uns 12-14 livros para essa série, já que o 11 ele tá escrevendo e parece que não será o último!

      Excluir
    2. Obrigada, Vagner! Vi que vc postou a capa do 10º, "O Portador do Fogo" :)
      Espero que não alongue muito mesmo!

      Excluir
    3. De nada, Sunamita! Vai sair ainda no 1º semestre de 2017. ;)

      Excluir
    4. Já saiu o livro cadê o download?

      Excluir
    5. Lucas, dá para comprar a versão digital na Amazon: https://www.amazon.com.br/portador-fogo-Cr%C3%B4nicas-sax%C3%B4nicas-vol-ebook/dp/B071SB689J/.

      Excluir

Em breve, sua opinião será lida e respondida. Obrigado por comentar no Desbravando Livros!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...